Diários de Otsoga; A Metamorfose dos Pássaros; Mosquito

Filmes portugueses têm estreia em Itália

Após vários anos sem estreias comerciais de obras portuguesas em Itália, Filmes portugueses têm estreia em Itália, graças à Risi Film.

Depois do sucesso das duas primeiras edições do LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português, com uma programação especial dedicada ao novo cinema português em terras italianas, os filmes presentes na mostra vão ter agora a oportunidade de estrear nas salas comerciais nas várias cidades italianas, nomeadamente em Milão, Roma, Veneza, Bolonha, Prato e Perúgia.

No dia 25 de Janeiro a Risi estreia “A Metamorfose dos Pássaros“, escrito e realizado por Catarina Vasconcelos,  um filme sobre relações e afectos familiares, que venceu inúmeros festivais de cinema por todo o mundo e foi o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Internacional 2022.

© AMDP

Em Fevereiro é a vez de “Technoboss“, estreado mundialmente na secção competitiva do Festival de Cinema de Locarno, terceira longa-metragem de João Nicolau que tem como protagonista Miguel Lobo Antunes; e o filme sucesso de bilheteira nacional, “Variações“, de João Maia sobre o músico português António Variações.

Ainda em Fevereiro, “Mosquito” de João Nuno Pinto. Um filme que conquistou a crítica nacional e internacional, tendo sido destacado em inúmeros festivais da Europa, Ásia e América do Sul. Uma produção da Leopardo Filmes, protagonizada por João Nunes Monteiro, que conduz o público para uma reflexão sobre o horror da guerra e a subjugação dos povos africanos pelos europeus através do domínio colonial.

mosquito-2020-2
Mosquito

Os filmes irão percorrer as várias cidades italianas ao longo dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março e terão a sua programação garantida em sala durante uma semana. Haverá ainda estreia nas cidades de Roma (Cinema Detour), Bolonha (Cinema Bellinzona), Veneza (Cinema Rossini). Depois desta primeira vaga de estreias, o próximo filme português a estrear em Itália será “Diários de Otsoga“, de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro, durante o mês Maio.

Diários de Otsoga

As estreias dos filmes portugueses em Itália são organizadas pela distribuidora Risi Film com o apoio do ICA- Instituto do Cinema e Audiovisual, como forma de promover a visibilidade do cinema nacional noutros países, nomeadamente no território italiano que ao longo dos anos tem vindo a mostrar interesse pelo cinema português, avivado pelo sucesso de muitas obras portuguesas nos principais festivais  de cinema mundiais, como o Festivais de Cinema de Veneza, Locarno ou Berlim.

A RISI Film é uma distribuidora cinematográfica sediada em Lisboa e que opera em Portugal e no Brasil no seguimento das ações da Associação Il Sorpasso, entidade que, desde 2008, é responsável pela organização da Festa do Cinema Italiano.

 

Programação de estreias:

– “A Metamorfose dos Pássaros” (Catarina Vasconcelos – Produtora/ Distribuidora: Primeira Idade / Portugal Films)

Dia 25 de Janeiro // Cinema Beltrade (Milão)

Dia 27 de Janeiro // Cinema Centro Pecci (Prato)

Dia 1 de Fevereiro // Cinema Postmodernissimo  (Perúgia)

 

– “Variações”  (João Maia –  Produtora: David & Golias)

Dia 8 de Fevereiro // Cinema Cinema Beltrade (Milão)

Dia 8 de Fevereiro // Postmodernissimo  (Perúgia)

Dia 10 de Fevereiro //  Cinema Centro Pecci (Prato)

 

– “Technoboss” (João Nicolau – Produtora: O Som e a Fúria)

Dia 15 de Fevereiro // Postmodernissimo (Perúgia)

Dia 22 de Fevereiro // Cinema Beltrade (Milão)

Dia 24 de Fevereiro // Cinema Centro Pecci  (Prato)

– “Mosquito” (João Nuno Pinto – Distribuidora: Leopardo Filmes)

Dia 22 de Fevereiro // Cinema Postmodernissimo  (Perúgia)

Dia 8 de Março // Cinema Beltrade(Milão)

Dia 10 de Março // Cinema Centro Pecci (Prato)

Skip to content