fogo-fatuo-2022-1

“Fogo-fátuo”, de João Pedro Rodrigues, estreia no final de setembro nos cinemas

São já uma dúzia de festivais nacionais e internacionais por onde “Fogo-fátuo” foi exibido, a nova obra de João Pedro Rodrigues, “uma fantasia escaldante e hilariante”, segundo a Variety.

João Pedro Rodrigues, autor de filmes como “O Ornitólogo” (2016), “A Última Vez Que Vi Macau” (2012), “Morrer como um Homem” (2009) ou “O Fantasma” (2000), regressou com um novo filme “irresistível”, segundo o Le Monde.

Nesta fantasia musical, em tom de comédia, o jovem príncipe Alfredo (Mauro Costa) rompe com as tradições monárquicas e torna-se bombeiro para ajudar no combate aos incêndios. É no quartel que conhece Afonso (André Cabral) por quem se apaixona. “Em Fogo-fátuo, João Pedro Rodrigues articula o tempo presente com um futuro distante, num musical pautado por temas como a história da arte, os direitos LGBTQI+ e as alterações climáticas.”, lê-se no comunicado da produtora Terratreme Filmes.

Do elenco do filme fazem ainda parte atores como Margarida Vila-NovaJoel BrancoOceano CruzMiguel Loureiro, Luísa Castelo Branco, Teresa Madruga, Ana Bustorff, João Mota, Paulo Bragança, Anabela Moreira, Raquel Rocha Vieira, Cláudia Jardim, Joana Barrios ou João Reis Moreira.

Depois da estreia absoluta na Quinzena dos Realizadores de Cannes, o filme foi exibido no Brussels International Film Festival, onde arrecadou o Prémio de Melhor Filme – Prémio Director’s Week, no Sydney Film Festival, foi o filme de encerramento do 30.º Curtas de Vila do Conde, foi o filme de abertura do Queer Lisboa 2022 (no passado dia 16 de setembro), foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2022 e vai ser exibido no New York Film Festival 2022 (no dia 1 de outubro).

“Fogo-fátuo”, uma coprodução luso-francesa, entre a Terratreme Filmes, House on Fire e Filmes Fantasma, estreia nas salas de cinema portuguesas a 29 de setembro.

fogo-fatuo-2022-cartaz

Skip to content