Nomadland”, o novo filme de Chloé Zhao, vai contar com uma protagonista de luxo.

A atriz Frances McDormand, galardoada com o Óscar de Melhor Atriz em 2018 pelo seu papel em “Três Cartazes à Beira da Estrada”, vai regressar ao cinema assumindo novamente um papel desafiante. O filme centra-se na história de uma mulher, de 60 e poucos anos, que depois de perder tudo na Grande Recessão decide mudar de vida adotando um estilo nómada enquanto percorre a costa oeste dos Estados Unidos numa autocaravana.

As primeiras fotos das filmagens já estão disponíveis e podemos já ver planos de desolação e a grandeza dos locais filmados à semelhança de “The Rider”, o antigo filme da realizadora. Sabemos que alguns dos atores do filme são pessoas reais sem qualquer experiência na representação, que foram convidados pela realizadora a participar, criando um caráter mais emocional e com histórias reais a este road movie. A realizadora não esconde a sua paixão pela Costa Oeste e como sempre se sentiu fascinada pelas estradas intermináveis com vista para um horizonte distante.

O filme baseia-se no livro de não-ficção de Jessica Bruder, “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century”, publicado em 2017. Uma história que se debruça sobre um futuro precário numa América que já foi grande. Promete ser um filme que conta histórias reais de pessoas que não desistem perante uma estrada sem destino com a economia negra em horizonte. Um retrato verdadeiramente humano mas também de quem procura novas formas de sobrevivência. Esperemos até 2020 para ver de novo Frances McDormand em novo filme pós-Óscar.