25 de Abril

“Gaza, Meu Amor” estreia nos cinemas portuguesas em novembro

Gaza-meu-Amor-2020-1 Gaza-meu-Amor-2020-1

 

“Gaza, Meu Amor”, uma comédia dramática inspirada numa história verídica que aconteceu em Gaza, em 2014, uma co-produção francesa, alemã, palestiniana e portuguesa, estreia a 17 de novembro nas salas de cinema portuguesas.

Realizado pelos gémeos Tarzan e Arab Nasser, nascidos em Gaza, na Palestina, este é um filme que vem mostrar que, por vezes, as histórias mais simples são as mais bonitas. “O que poderia ser mais entusiasmante do que imaginar o Deus do Amor a fazer uma aparição em Gaza, para alterar por completo a vida de um velho pescador solteiro?”, é o que esta dupla de realizadores nos leva a perguntar.

“Gaza, hoje. Issa, um pescador de 60 anos nutre uma paixão secreta por Siham, uma mulher que trabalha como costureira no mercado. Finalmente determinado a pedir a sua mão em casamento, Issa descobre uma antiga estátua de Apollo nas suas redes de pesca, que decide esconder em casa. Quando o Hamas descobre a existência deste tesouro misterioso, o problemas começam a suceder-se. Conseguirá Issa declarar o seu amor por Siham?”, lê-se na sinopse.

Uma co-produção portuguesa, por parte da Pandora de Cunha Telles e Pablo Iraola (Ukbar Filmes), com o apoio financeiro do ICA e da RTP, que teve a sua estreia mundial na Selecção Oficial da Secção Orizontti, no Festival de Veneza 2020, tendo percorrido vários festivais como o Toronto International Film Festival 2020 e o Festival Caminhos do Cinema Português 2021.

O filme, protagonizado por Salim Daw e Hiam Abbas, é descrito pela Hollywood Reporter como “uma obra que nos faz pensar em Jim Jarmusch e Aki Kaurismäki, embora esteja mais próxima dos espirituosos e surreais filmes do seu compatriota Elie Suleiman”.

Distribuído pela Zero em Comportamento, “Gaza, Meu Amor” estrear-se-á nos Cinemas City de Alvalade, Setúbal e Leiria, e tem já agendadas duas exibições no Auditório Municipal de Gaia, em Dezembro.

Skip to content