A Giornate Degli Autori, secção do Festival Internacional de Cinema de Veneza cujo júri é presidido este ano pelo realizador português João Pedro Rodrigues, anunciou o alinhamento para a sua 20.ª edição, que decorre entre 30 de agosto e 9 de setembro.
No início deste semana, havia sido anunciado o alinhamento da 80.ª edição do Festival, que conta com os novos filmes de Michael Mann, Bradley Cooper, David Fincher, Woody Allen , Roman Polanski, Sofia Coppola, Wes Anderson, Friedkin e Stéphane Brizé, entre outros.
Na Giornate Degli Autori, desde já, merece destaque a nova curta metragem de Céline Sciamma, mas ainda outros dez filmes que competem pelo Leão do Futuro Luigi De Laurentiis.
A competição abre com “Los Océanos Son Los Verdaderos Continentes”, de Tommaso Santambrogio, a versão longa metragem da curta homónima de 2019 e segue com os trabalhos de Na Giornate Degli Autor“Vampire humaniste cherche suicidaire consentant”, “Backstage” de Afef Ben Mahmoud e Khalil Benkirane e “Quitter la nuit”, da realizadora belga Delphine Girard.
Destaca-se ainda o filme de Élise Girard, “Sidonie au Japon”, que conta com Isabelle Huppert como protagonista, interpretando o papel de uma escritora que encontra de luto pelo marido enquanto viaja até Quioto.
Outros destaques vão para Austin Stark e Joseph Schuman, com a sua sátira de época “Coup!”, com Peter Sarsgaard, que fecha o alinhamento de filmes fora de competição; ou ainda “Bye Bye Tiberias”, o mais recente trabalho da realizadora franco-palestiniana Lina Soualem.
Ocorrerá ainda um dia de tributo dedicado ao realizador Jean-Marc Vallée e ao cinema do Quebeque, com a exibição da cópia restaurada do filme de 2005 de Vallée, “C.R.A.Z.Y.”.
Na continuação da parceria da Giornate Degli Autori com a Miu Miu, estrearão duas novas curtas metragens, incluindo “Ojo dos veces boca”, da realizadora mexicana Lila Avilés; destaca-se ainda a curta surpresa de Céline Sciamma, “This Is How A Child Becomes A Poet”.