O díptico de João Canijo “Mal Viver” e “Viver Mal” foi o grande vencedor da 28.ª edição dos Globos de Ouro SIC, um evento promovido anualmente pela SIC.
“Mal Viver/Viver Mal”, uma produção da Midas Filmes, conquistou dois Globos de Ouro, de Melhor Filme e de Melhor Atriz (Anabela Moreira). A atriz, que venceu o seu segundo Globo de Melhor Atriz, foi premiada na mesma categoria também pelo filme “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes.
O díptico de João Canijo, vencedor do Urso de Prata – Prémio do Júri no Festival de Berlim 2023, foi visto por mais de 30 mil espectadores nos cinemas nacionais. O elenco é composto por Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Madalena Almeida, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Filipa Areosa, Carolina Amaral e Leonor Vasconcelos.
Também Albano Jerónimo venceu por dois filmes, “O Pior Homem de Londres” de Rodrigo Areias e “The Nothingness Club” de Edgar Pêra, na categoria de interpretação masculina. Albano Jerónimo acumula assim três Globos de Melhor Ator, depois de em 2021 por “A Herdade” e em 2023 por “Restos do Vento”.
Melhor Filme
Mal Viver/Viver Mal, de João Canijo
Melhor Atriz
Anabela Moreira – “Mal Viver/Viver Mal” e “A Semente do Mal”
Melhor Ator
Albano Jerónimo – “O Pior Homem de Londres” e “The Nothingness Club”