Depois do documentário “Um Corpo que Dança” (2022), Marco Martins regressa à ficção com “Great Yarmouth – Provisional Figures”, protagonizado por Beatriz Batarda e Nuno Lopes.
Depois da estreia mundial no Festival de San Sebastián 2022, “Great Yarmouth – Provisional Figures”, o mais recente filme de Marco Martins, estreia a 16 de março nas salas de cinema portuguesas.
O realizador de “Alice” (2005) e “São Jorge” (2016) trabalhou junto da comunidade portuguesa de Great Yarmouth (uma cidade no Condado de Norfolk, em Inglaterra), para construir uma narrativa sobre a decadência desta cidade costeira inglesa, numa pesquisa que levou quase cinco anos.
Kris Hitchen, Robert Elliot, Romeu Runa, Rita Cabaço, Hugo Bentes e a população de Great Yarmouth integram também o elenco e Jim Williams assina a banda sonora de “Great Yarmouth – Provisional Figures”.
“Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semi-abandonada, outrora um destino balnear de eleição para a classe trabalhadora Inglesa, em busca de uma vida melhor. Tânia (aka Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão-de-obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru da região. Numa região com uma das taxas mais altas de desemprego do Reino Unido (onde o voto LEAVE teve mais de 70%) Tânia vive da exploração dos emigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal (pertencentes ao pai do seu marido) na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores.”
O filme é uma produção da Uma Pedra no Sapato (Portugal), com co-produção da Les Films de l’Après-Midi (França) e Elation Pictures (Reino Unido) e teve financiamento do ICA, RTP, Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, Aide Aux Cinémas du Monde, Institut Français, Région Nouvelle-Aquitaine – Département de La Charente-Maritime, BFI’s Film Fund, Eurimages – Council of Europe e Creative Europe MEDIA.