GUIÕES – 1º Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa

GUIÕES 2014

Está a chegar o GUIÕES – o primeiro Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa. “Se és um guionista/argumentista/roteirista e não te faltam ideias para filmes em Língua Portuguesa, agora já não tens desculpas. Independentemente donde estejas, é de ti que o GUIÕES precisa”. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de setembro e podem ser submetidos argumentos no formato de Longa-Metragem (duração igual ou superior a 50 páginas A4), escritos em Língua Portuguesa. Há a possibilidade de se ganhar vários prémios e a hipótese de apresentar o guião aos principais agentes da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa, em cerimónia própria que decorrerá no dia 22 de novembro de 2014 nos Paços da Cultura de São João da Madeira. Para além de que irão decorrer algumas masterclasses, debates e sessões de pitching, com a presença garantida de inúmeros representantes da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa. O júri desta primeira edição, presidido por Tiago R. Santos, é composto ainda por Pedro Chagas Freitas, Vasco Mendes, Luís Nogueira e Telmo Martins. Apenas os três guiões com melhor classificação após avaliação do júri serão premiados.

O GUIÕES nasce para ajudar a resolver três problemas: os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa; a dificuldade que talentosos guionistas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar a agentes, produtores, realizadores e investidores; as queixas que agentes, produtores, realizadores e investidores fazem da dificuldade em arranjar guiões com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam/lêem submissões de guiões não solicitados. Assim, o principal objectivo do GUIÕES é estabelecer contacto “entre os guionistas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado. Ao mesmo tempo, o GUIÕES pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa”.

A organização do festival pretende ainda criar no seu site a Guioteca, ou seja, uma base de dados online de guiões em língua portuguesa, Paralelamente à cerimónia do festival, todos os guiões submetidos a concurso ficarão disponíveis para breve apresentação na GUIOTECA (salvo expressa declaração contrária do autor), com título, nome e contacto do autor, género e premissa visíveis na base de dados anual”.

 

Candidata-te já em http://www.guioes.com

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Guiões/1516100251941343