"Ida" (2013)_3

Depois de ter ganho cinco prémios do Cinema Europeu, incluindo Melhor Filme do Ano, “Ida”, do polaco Pawel Pawlikowski, ganhou agora o Prémio de Cinema LUX 2014, atribuído pelo Parlamento Europeu durante a sessão solene, em Estrasburgo. Venceu assim aos outros dois filmes nomeados, “Girlhood” (França) e “Class Enemy” (Eslovenia).

O prémio, atribuído com base numa votação pelos deputados do Parlamento Europeu, destina-se a celebrar a diversidade e a relevância social do cinema na Europa. Após a seleção dos três finalistas, Ida foi finalmente escolhido como o melhor exemplo disso. A jornada de Pawlikowski através da vida de uma jovem órfã polaca criada como uma freira, que, já em idade adulta, descobre a sua verdadeira identidade, apresentado numa esplêndida e melancólica fotografia a preto-e-branco, tem sido amplamente visto como uma forma de mostrar o passado de o continente chegar a um acordo com seu presente, e talvez o seu futuro.

O vencedor, eleito pelos membros do Parlamento Europeu, vai ser agora legendado e distribuído pelos países oficiais da União Europeia (23 línguas oficiais), em digital e numa cópia de 35mm para cada país.