25 de Abril

IndieJúnior Porto: 6º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil chega este mês

1 2

Um novo ano chegou e traz consigo a nova edição do IndieJúnior Porto, festival que há seis anos liga os públicos mais novos ao cinema.

Após cinco edições muito felizes, coloridas e relevantes, parte para a segunda mão na contagem da idade de um festival que veio para ficar. E não veio só para ficar, veio também para continuar a abrir caminhos e a criar pontes, sólidas e duradouras, entre o público e o mundo da imaginação. Mas, ao invés dos materiais de construção habituais, tão usados nestas pontes que do Porto partem e ao Porto chegam – o betão, o ferro e a madeira –, estas pontes são construídas com a magia do cinema!

Apesar de continuar a enfrentar alguns desafios, o festival readaptou-se a esta nova realidade com a alegria e a resiliência necessárias. E, por isso, o 6º IndieJúnior Porto – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil continua a trabalhar junto das escolas, oferecendo para além da opção das salas de cinema, a de realizar as sessões dentro das próprias instalações das escolas, para o caso daquelas que não conseguirem se deslocar.

Assim, nesta edição, entre os dias 25 e 30 de janeiro, as salas de cinema também voltam a abrir-se à comunidade escolar e às famílias para um novo mergulho num mundo cheio de cores, sonhos e conhecimento no grande ecrã!

E tudo arranca já no próximo dia 15, com o Warm Up, a realizar-se na Reitoria da Universidade do Porto, às 11h00. Para esta pré-abertura, os filmes escolhidos são A Bruxa e o Bebé, A Linha, Avós Natal, Hugo e o Holger, Os Sete Cabritinhos e ainda O Pequeno Barco que Queria Voar.

Destaque ainda para o Filme-Debate Os desafios dos jovens estrangeiros e a sua integração, que terá lugar, dia 27, às 11h00, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, cuja conversa partirá do filme Boa Viagem, de Fabio Friedli, uma pequena animação que retrata as crueldades e dificuldades das travessias de pessoas que procuram uma nova vida noutro país.

Após o sucesso nas edições de 2019 e 2020, o Cinema de Colo regressa ao Teatro Rivoli com uma cenografia acolhedora para receber os bebés de até 3 anos de idade na sua primeira sessão de cinema da vida.

Já o encerramento da 6ª edição do IndieJúnior Porto terá lugar no Grande Auditório do Teatro Rivoli, a partir das 16h15, com o Cine-concerto Quando o Cinema Nasceu, com um mergulho nalguns dos filmes mais divertidos da história do cinema mudo que tantas gargalhadas nos arrancam ainda hoje, mais de 100 anos depois. Com a sua viola d’arco, José Valente acompanhará as obras primas do cinema projetadas e revelará a sua identidade como músico irreverente, virtuoso e contemporâneo. Antes do cine-concerto, serão anunciados os grandes premiados da edição 2022.

Para além do Teatro Rivoli, também a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes, o Maus Hábitos e a Reitoria da Universidade do Porto voltam a acolher, de 25 a 30 de janeiro, o festival, ajudando a espalhar o cinema pela cidade do Porto.

Esta sexta edição chega com novos filmes, parcerias renovadas e muitos jovens programadores. O programa do festival apresenta, entre outras propostas, uma competição que este ano integra cerca de 50 filmes, entre longas e curtas metragens, ficções, documentários e animações. Assim como em edições anteriores, alguns destes filmes foram escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Agrupamento de Escolas Sophia Mello Breyner, Agrupamento de Escolas Garcia de Orta e Escola Profissional de Campanhã), no âmbito da iniciativa Eu Programo um Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo, do Teatro Rivoli.

Skip to content