IndieLisboa 2012: Arranca hoje com “Dark Horse”

Arranca hoje o 9º Festival Internacional de Cinema Independente – IndieLisboa 2012, que irá decorrer em Lisboa de 26 de abril a 6 de maio, na Culturgest, Cinema São Jorge e no Cinema Londres. A cerimónia de abertura realiza-se hoje, no Cinema São Jorge, na Sala Manoel de Oliveira, às 21h30, que irá receber “Dark Horse” do americano Todd Solondz (tem estreia comercial em Portugal a 7 de junho), que conta a história de um trintão com problemas de crescimento apaixona-se por uma trintona com problemas de crescimento, mas sair do seu quarto, típico de um aluno de liceu, é demasiado para ele e a tragédia acontece.

 

Segundo os números divulgados pela organização do festival esta edição “contará com 33 filmes em estreia mundial e 19 filmes em estreia internacional. Por outro lado, a selecção de filmes portugueses nunca foi tão lisonjeada, sendo que a produção cinematográfica portuguesa ver-se-á representada por 6 longas metragens e 32 curtas-metragens. No total serão 233 filmes distribuídos por 222 sessões de cinema que farão das secções IndieLisboa o palco circunscrito aos melhores programas de cinema da cidade de Lisboa.”.

 

Na Competição Internacional destacam-se os filmes, “Berlin Telegram” (2012) de Leila Albayaty, “The Color Wheel (2011), de Alex Ross Perry, “L” (2012), de Babis Makridis e “De jueves a domingo” (2012) de Dominga Sotomayor. Na selecção oficial de longas-metragens da competição nacional destaque para “A Casa” (2012) de Júlio Alves, “Em Segunda Mão” (2012) de Catarina Ruivo, “Por Aqui Tudo Bem” (2011) de Pocas Pascoal.

 

“Le Skylab” de Julie Delpy é o filme de encerramento, que será exibido a 5 de maio, às 21h30 na Culturgest, e nele relembra-se as primeiras vezes: o primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira desilusão.

 

Fonte: IndieLisboa