Wong Kar-Wai viu-se forçado a suspender a produção do seu novo projeto em fevereiro devido à pandemia do Covid-19 que se instalou na China, assim como em todo o mundo. Contudo, segundo escreveu a Variety, “Blossoms” está de volta às ordens do dia com a notícia de que o plano para o arrancar das filmagens está marcado para o próximo mês de julho. De acordo com a revista de cinema norte-americana, a nova produção de Wong será filmada nos Hengdian World Studios, na China. Originalmente, o realizador tinha planeado filmar em Xangai, mas devido a todas as precauções que devem imperar nesta altura, foi entendido que seria mais seguro filmar num sítio controlado ao invés de nas ruas chinesas.

Segundo o realizador, “Blossoms” funcionará como uma sequela espiritual das suas obras de 2000 e 2004, “Disponível para Amar” e “2046”, respetivamente. O filme será baseado no livro de de Jin Yucheng e contará a história de três pessoas que vivem em Xangai desde o final da Revolução Cultural Chinesa, na década de 1960, até à vida nos EUA nos anos 90. Este novo projeto marca o regresso de Wong à realização, que se mantinha afastado do cinema desde 2013, aquando da estreia do filme “O Grande Mestre”. Wong confessou no ano passado à Filmmaker Magazine que os laços pessoais que o ligavam ao romance de Jin Yucheng o fizeram regressar ao ativo.

Faye Wong em “2046”.

Segundo Wong, a experiência sino-americana tem muitas ligações com o que se está a tornar agora a China moderna. O realizador acrescentou ainda que é uma história e uma experiência muito interessantes que não foram abordadas adequadamente e que seria algo muito interessante de se fazer.

Não é de surpreender o tempo de reserva dos estúdios para filmar por parte de Wong. Aliás, os 11 meses em questão, é inferior, como relatou a Variety, aos 15 meses que Wong demorou a filmar “Disponível para Amar” e aos cinco anos de “2046”. Porém, o recorde do realizador chinês está ligado à conceção de “O Grande Mestre”, que demorou 15 anos a escrever e filmar.

Para além da versão longa-metragem, Wong irá também produzir uma adaptação em formato série com 30 episódios do mesmo livro para o Tencent Video, que terá também o nome de “Blossoms”. Ao contrário do que acontece com o filme, a versão série não irá contar com o nome de Wong na realização, sendo esta filmada por Shen Yan.

Com as filmagens do filme a terminarem em março de 2021, espera-se que “Blossoms” possa ter a sua estreia nos cinemas no final de 2021 ou início de 2022.