De 26 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012 irá ter lugar, em Lisboa, a 9ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã do Goethe-Institut, que este ano terá como especial foco o cinema austríaco. Para além da mostra principal com alguns dos mais recentes filmes da Berlinale e que será exibida no Cinema São Jorge em Lisboa, irão também ter lugar duas mostras paralelas, Cinema Jovem e Cinema para Escolas, mais dirigidas ao público infantil e juvenil.
Já é um hábito para o público cinéfilo lisboeta: ano novo, cinema de expressão alemã novo. Há nove edições que o cinema de expressão alemã marca a agenda cultural da capital, e este ano não é excepção. A partir do dia 26 de Janeiro, o Cinema S. Jorge e o Auditório do Goethe-Institut recebem 18 filmes (a maioria de 2011) que já passaram pelos melhores festivais do mundo e que agora chegam finalmente a Portugal. Até ao dia 3 de Fevereiro, podemos ver grandes filmes direccionados a todo o tipo de público.
O Ciclo Áustria é um dos destaques deste ano, contando com cinco filmes na mostra principal. Todas as sessões da noite começam com a exibição de uma curta-metragem da grande novidade deste ano: a selecção Next Generation Short Tiger 2011. Nove outros filmes integram os já habituais ciclos Mostra para Escolas e Cinema Jovem.
Quais são, então, os temas que preocupam os Filmemacher de língua alemã actualmente? O exame crítico feito pelos cineastas à história do século XX é um dos temas em evidência na KINO 2012. Por outro lado, verifica-se uma preocupação na abordagem das relações humanas, nomeadamente entre amigos e famílias. A maioria dos argumentos dos filmes em exibição, questionam as relações humanas, sobretudo entre jovens adultos. Provavelmente, a mostra deste ano apresenta o maior número de histórias comoventes de sempre!
Apesar disso, um indiscutível marco de qualidade dos filmes em língua alemã continua a ser a autenticidade da sua linguagem cinematográfica. Na tradição do Autorenfilm, quase todos os directores assumem simultaneamente a autoria do guião. Nos 18 filmes da mostra, dez directores destacam-se como autores exclusivos e outros cinco como co-autores do guião.
E é neste contexto que a KINO 2012 encerra com ”Respirar”, a grande estreia do actor austríaco Karl Markovics como director, premiado em Cannes, Quebec, Kiev, Sarajevo, Zurique, Viena e São Paulo.
Organizada pelo Goethe-Institut, a KINO é co-produzida pelo Cinema São Jorge, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, a EGEAC e o ABC Cineclube, contando ainda com o valioso apoio da Merck em Portugal.
Fonte: Goethe-Institut / Facebook