O realizador dos filmes “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016) regressa aos cinemas com “Retratos Fantasmas”, um documentário onde o próprio Kleber Mendonça Filho revisita a sua cidade natal pelo prisma histórico das salas de cinema que frequentava.
O filme baseia-se nas memórias pessoais de Kleber, recorrendo a imagens de arquivo pessoal e outras de arquivo da Cinemateca de São Paulo, para lembrar aos espectadores que as salas de cinema (esses lugares idílicos), agora fechadas, constituíram um importante marcador de tempo na evolução do tecido moral da sociedade brasileira.
“O verdadeiro personagem do filme é a cidade, os prédios e a própria ideia do cinema, não só a sala de cinema, mas o cinema que às vezes entra na nossa vida sem a gente perceber. Quando você menos se dá conta, você já foi alterado”, afirma Kléber Mendonça Filho.
“Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade”.
Escrito e realizado por Kleber, este é um documentário íntimo em que Kleber narra a sua experiência e os seus sentimentos para com aquelas salas de cinema da cidade do Recife.
“Retratos Fantasmas” terá a sua ante-estreia nacional na sessão de encerramento da 31.ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde. A sua estreia comercial, em Portugal e no Brasil (em simultâneo), acontece no dia 24 de agosto, com distribuição da Nitrato Filmes, em Portugal, e da Vitrine Filmes, no Brasil.