25 de Abril

Kristen Stewart é a próxima presidente do Júri Internacional da Berlinale

Kristen Stewart Kristen Stewart

A atriz Kristen Stewart foi selecionada para ser a próxima presidente do Júri Internacional do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2023. Aos 32 anos, é a mais nova a ocupar este cargo.

A atriz, cuja fama advém de filmes como “Sala de Pânico”, de David Fincher, e “Crepúsculo”, tem vindo a tomar um lugar de cada vez maior destaque no cinema atual, sendo prova disso o seu retrato da Princesa Diana em “Spencer”, de Pablo Larraín, com o qual foi nomeada ao Óscar de Melhor Atriz.

A saga “Crepúsculo”, de que foi estrela entre 2008 e 2012, juntamente com Robert Pattinson, assegurou as escolhas de ambos de seguir opções de carreira com realizadores independentes, afastando-se por completo do estigma daquela sequência de filmes.

Já em 2010, a atriz estreia-se na Berlinale com a produção independente “Corações Perdidos”, de Jake Scott, e nesse mesmo ano recebe o BAFTA de estrela em ascensão, o prémio Orange Rising Star.

Prova disso é o facto de Stewart se ter tornado, em 2015, na primeira atriz norte-americana a ganhar um César, pelo seu papel ao lado de Juliette Binoche em “As Nuvens de Sils Maria”.

Recentemente, soube-se ainda que Stewart se prepara para a estreia como realizadora com a adaptação a filme do romance de Lidia Yuknavitch, “The Chronology of Water“, com Imogen Poots já confirmada. Contudo, a atriz já se estreou nas curtas, tendo levado “Crickets” a Veneza em 2020 e “Come Swim”, apresentada em Cannes.

Como atriz, esteve presente no Festival de Cinema de Cannes na promoção do mais recente filme de David Cronenberg, Crimes do Futuro, onde interpreta o papel de trabalhadora de um centro de transplantes. Em Cannes, já tinha estado presente na capacidade de membro do júri em 2018.

Don McKellar, Léa Seydoux, David Cronenberg, Viggo Mortensen, Kristen Stewart e Robert Lantos em Cannes ©Pascal Le Segretain/Getty Images
Don McKellar, Léa Seydoux, David Cronenberg, Viggo Mortensen, Kristen Stewart e Robert Lantos em Cannes ©Pascal Le Segretain/Getty Images

Kristen Stewart encontra-se atualmente a trabalhar como produtora executiva numa série sobre realidade paranormal focada em caça fantasmas LGBTQ+, para além de estar empenhada num projeto da parceira, a argumentista  Dylan Meyer, com a qual colabora na escrita de uma série ainda sem nome.

A atriz terminou agora a produção de “Love Me”, onde contracena com Steven Yeun, e as filmagens de “Love Lies Bleeding”, realizado por Rose Glass, demonstrando a enorme versatilidade e capacidade de trabalho de Kristen Stewart.

Skip to content