LEFFEST 2020: Novidades

Foi divulgado o programa da 14.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que irá decorrer entre os dias 13 e 22 de novembro, em Lisboa e Sintra.

A edição deste ano inspira-se no imaginário da ficção científica, de que um filme como “2001: Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick, continua a ser o grande paradigma. “A programação foi pensada num momento particularmente insólito da história global: um período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora tomávamos por garantido.”

Entre os homenageados encontra-se o cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson que terá direito a uma retrospectiva integral da sua obra. Assim como o cineasta chinês Wong Kar-Wai, com a exibição de cinco filmes restaurados em 4K, o jovem mestre das artes visuais Clément Cogitore, que estará presente para a projecção de várias das suas curtas e de uma longa-metragem, e uma homenagem à Cinemateca Francesa, através da exibição de obras restauradas seleccionadas por Frédéric Bonnaud.

Estão confirmadas também as presenças de Paul Vecchiali, Christian Petzold, Mona Fastvold e Mathieu Amalric, da atriz Lilith Stangenberg e do ator Jean-Philippe Puymartin.

O júri desta edição será composto por Peter Handke, Frédéric Bonnaud, Cecilia Bengolea, Gabriel Abrantes e Neville Wakefield. “Cinco personalidades que irão marcar presença no festival e participar em diversos eventos e conversas com o público.”

Na Seleção Oficial entre as secções competitivas e não competitivas destacam-se vários filmes como: Dear Comrades!”, de Andrey Konchalovskiy, “Undine”, de Christian Petzold, “Nomadland”, de Chloé Zhao, “The Human Voice”, de Pedro Almodóvar, “Siberia”, de Abel Ferrara, “Falling”, de Viggo Mortensen.

No cinema, poder-se-ia argumentar que a questão mais importante a colocar sobre um filme não é a tradicional “o que vemos?” mas “com que olhos vemos o que vemos?”. Que perspectiva é que a câmara assume e a quem é que ela pertence? O ciclo temático “Os Olhares em Confronto”, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca-nos estas questões através de um conjunto de filmes exibidos em sete sessões duplas.

O LEFFEST irá apresentar vários outros eventos, incluindo “Noche de Ronda”, um programa especial organizado por Salvador Sobral, que exibirá “Os Esquecidos” (1950), primeiro filme do mexicano Luis Buñuel, “E a tua Mãe Também” (2001), do cineasta mexicano Alfonso Cuarón. Haverá ainda um concerto da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II na cerimónia de encerramento do festival.

Em Competição
Dear Comrades!, de Andrey Konchalovskiy
Delete History, de Benoît Delépine, Gustave Kervern
In the Dusk, de Sharunas Bartas
Malmkrog, de Cristi Puiu
Orphea, de Alexander Kluge & Khavn
Sportin’ Life, de Abel Ferrara
The Best is yet to come, de Jing Wang
The World to come, de Mona Fastvold
Un Soupçon D’Amour, de Paul Vecchiali
Undine, de Christian Petzold

Fora de Competição
Beginning, de Dea Kulumbegashvili
Charlatan, de Agnieszka Holland
Falling, de Viggo Mortensen
Kajillionaire, de Miranda July
Mainstream, de Gia Coppola
Nomadland, de Chloé Zhao
Passion Simple, de Danielle Arbid
Siberia, de Abel Ferrara
The Human Voice, de Pedro Almodóvar
There is no Evil, de Mohammad Rasoulof

Sessões Especiais
2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
Laundriness, de Ana Rocha de Sousa
Le Carrosse D’or, de Jean Renoir
No Mar, de Ana Rocha de Sousa
Now, de Jim Rakete

LEFFEST_cartaz_2020

Fonte: LEFFEST