LEFFEST 2022: Vencedores

Poeta-LEFFEST-2022-1

Filme do Cazaquistão, “Poeta”, de Darezhan Omirbayev, venceu o prémio de Melhor Filme da 16.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que terminou este sábado.

“Didar é um poeta absorvido pelo seu trabalho diário num pequeno jornal. Nestes tempos de consumo em massa, do triunfo dos conteúdos digitais, da comercialização e das redes sociais, são raros os que ainda se interessam pela poesia. Ao ler a história de um célebre poeta cazaque do séc. XIX, executado pelo poder, Didar fica profundamente abalado e reconhece ao mesmo tempo a dureza e a exigência da sua vocação. Convidado para uma leitura numa cidade de província, Didar está dilacerado entre a dor e a alegria, entre os seus êxitos e os seus fracassos.”, lê-se na sinopse.

O júri da 16ª edição do LEFFEST, presidido pelo cineasta Olivier Assayas, e composto pelos realizadores Julie DashLorenzo Vigas, pela atriz Joana Ribeiro, e pelo escritor Dana Vachon atribuiu ainda o prémio do Júri – João Bénard da Costa a “Return to Dust”, de Li Ruijun. e o Prémio Especial do Júri de Revelação ao filme “El Agua”, da espanhola Elena López Riera.

O filme “Poeta”, de Darezhan Omirbayev, Melhor Filme LEFFEST, será de novo exibido no domingo, 20 de novembro, às 21h30, no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, e o filme “Return to Dust”, de Li Ruijun, Prémio do Júri João Bénard da Costa, será exibido no mesmo dia, às 15h, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Prémio Melhor Filme LEFFEST
Poeta, de Darezhan Omirbayev

Prémio do Júri, João Bénard da Costa
Return To Dust, de Li Ruijun

Prémio Especial do Júri – Melhor Realizador
Clément Cogitore

Prémio Especial do Júri – Revelação
El Agua, de Elena López Riera

Skip to content