Aclamado no Festival de Cannes deste ano, onde recebeu um Prémio Especial do Júri, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico, “The Seed of The Sacred Fig”, uma obra magistral do cineasta iraniano que vive exilado na Europa Mohammad Rasoulof, foi o grande vencedor da 18.ª edição LEFFEST — Lisboa Film Festival, que decorreu de 8 a 17 de novembro em Lisboa.
O júri atribuiu o Grande Prémio NOS a “The Seed of The Sacred Fig” por considerar que “as poderosas e inéditas imagens documentais, misturadas com a envolvente história fictícia da implosão total de uma família, foi inovadora e absolutamente cativante. Além disso, o Júri teve em conta as circunstâncias perigosas nas quais este filme foi criado, as interpretações arrebatadoras do elenco excepcional e a pura coragem humana necessária para levar esta história ao mundo, todos factores que contribuíram para criar uma obra coerente e com um bom ritmo, merecedora deste Prémio.”
A quando do anúncio de que o filme de Rasoulof teria estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes, as autoridades iranianas condenaram o cineasta a uma nova pena de oito anos de prisão, flagelação e arresto de todas as suas posses materiais. O realizador conseguiu fugir clandestinamente do país, encontrando-se neste momento exilado na Europa.
O júri, presidido pelo realizador italiano Mario Martone, que está acompanhado por Jonás Trueba (realizador), Amir Hosseinpour (diretor de ópera e coreógrafo), Felipe Oliveira Baptista (estilista de Moda) e Adina Pintilie (realizadora), atribuiu ainda o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa aos filmes “The Shrouds”, de David Cronenberg, e “Rendez-vous avec Pol Pot”, de Rithy Panh.
LEFFEST 2024: Vencedores
Grande Prémio NOS
The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof
Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa (atribuído ex-aequo)
The Shrouds, de David Cronenberg
Rendez-vous avec Pol Pot, de Rithy Panh
Prémio do Júri
Black Dog, de Guan Hu
Prémio Especial do Júri (atribuído ex-aequo)
Melhor Interpretação Feminina para o Ensemble de Atrizes
Martina Scrinzi, Roberta Rovelli, Carlotta Gamba, Rachele Potrich, Anna Thaler, Orietta Notari e Sara Serraiocco, em Vermiglio
Melhor Interpretação Masculina
Karim Leklou, em Le Roman de Jim, de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu
Prémio TAP Revelações
Kneecap, de Rich Peppiatt
Les Fantômes, de Jonathan Millet
Melhor Curta-metragem Escolas de Cinema
A Solo, de Carolina Rosendo, aluna da ESTC (Portugal)
Portrait, de Kennedy Love-Green, aluna da UCLA (EUA)