LEFFEST 2024: Realizador iraniano Mohammad Rasoulof vence o Grande Prémio

“The Seed of The Sacred Fig”, de Mohammad Rasoulof, vence o Grande Prémio NOS e filmes de David Cronenberg e Rithy Panh vencem Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa.
"The Seed of The Sacred Fig" (2024), de Mohammad Rasoulof "The Seed of The Sacred Fig" (2024), de Mohammad Rasoulof
"The Seed of The Sacred Fig" (2024), de Mohammad Rasoulof

Aclamado no Festival de Cannes deste ano, onde recebeu um Prémio Especial do Júri, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico“The Seed of The Sacred Fig”, uma obra magistral do cineasta iraniano que vive exilado na Europa Mohammad Rasoulof, foi o grande vencedor da 18.ª edição LEFFEST — Lisboa Film Festival, que decorreu de 8 a 17 de novembro em Lisboa.

O júri atribuiu o Grande Prémio NOS a “The Seed of The Sacred Fig” por considerar que “as poderosas e inéditas imagens documentais, misturadas com a envolvente história fictícia da implosão total de uma família, foi inovadora e absolutamente cativante. Além disso, o Júri teve em conta as circunstâncias perigosas nas quais este filme foi criado, as interpretações arrebatadoras do elenco excepcional e a pura coragem humana necessária para levar esta história ao mundo, todos factores que contribuíram para criar uma obra coerente e com um bom ritmo, merecedora deste Prémio.”

A quando do anúncio de que o filme de Rasoulof teria estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes, as autoridades iranianas condenaram o cineasta a uma nova pena de oito anos de prisão, flagelação e arresto de todas as suas posses materiais. O realizador conseguiu fugir clandestinamente do país, encontrando-se neste momento exilado na Europa.

banner slider 2024 header 2 1

O júri, presidido pelo realizador italiano Mario Martone, que está acompanhado por Jonás Trueba (realizador), Amir Hosseinpour (diretor de ópera e coreógrafo), Felipe Oliveira Baptista (estilista de Moda) e Adina Pintilie (realizadora), atribuiu ainda o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa aos filmes “The Shrouds”, de David Cronenberg, e “Rendez-vous avec Pol Pot”, de Rithy Panh.

LEFFEST 2024: Vencedores

Grande Prémio NOS
The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof

Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa (atribuído ex-aequo)
The Shrouds, de David Cronenberg
Rendez-vous avec Pol Pot, de Rithy Panh

Prémio do Júri
Black Dog, de Guan Hu

Prémio Especial do Júri (atribuído ex-aequo)
Melhor Interpretação Feminina para o Ensemble de Atrizes
Martina Scrinzi, Roberta Rovelli, Carlotta Gamba, Rachele Potrich, Anna Thaler, Orietta Notari e Sara Serraiocco, em Vermiglio

Melhor Interpretação Masculina
Karim Leklou, em Le Roman de Jim, de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu

Prémio TAP Revelações
Kneecap, de Rich Peppiatt
Les Fantômes, de Jonathan Millet

Melhor Curta-metragem Escolas de Cinema
A Solo, de Carolina Rosendo, aluna da ESTC (Portugal)
Portrait, de Kennedy Love-Green, aluna da UCLA (EUA)

Skip to content