São já conhecidos os cinco nomeados do LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas: “20 000 Espécies de Abelhas”, de Estibaliz Urresola Solaguren (Espanha), “A Sala de Professores”, de İlker Çatak (Alemanha), “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki (Finlândia, Alemanha), “On the Adamant”, de Nicolas Philibert (França, Japão) e “A Irmandade da Sauna”, de Anna Hints (Estônia, França, Islândia).
A Midas Filmes estreia nos cinemas portugueses os filmes “On the Adamant” (a 9 de novembro) e “Fallen Leaves” (a 11 de novembro), enquanto que a Alambique Filmes estreia “A Irmandade da Sauna” a 1 de fevereiro de 2024 e estreou em julho passado “20 000 Espécies de Abelhas”.
Os cinco filmes nomeados ao Prémio do Público LUX 2024 vão ser legendados nas 24 línguas da União Europeia para estarem acessíveis ao maior público possível. A partir de agora, o público, juntamente com os deputados do Parlamento Europeu, podem ver e avaliar os nomeados. Durante este período “vê, avalia e ganha”, os filmes nomeados serão exibidos em salas de cinema de toda a Europa. A classificação decorrerá online na plataforma dos LUX Awards, aqui.
O vencedor será determinado pelo público em geral e pelos deputados ao Parlamento Europeu (cada um com 50% dos votos) e anunciado durante uma cerimónia de entrega de prémios, em Estrasburgo, em março de 2024.
“Close”, do belga Lukas Dhont, foi o vencedor do Prémio do Público LUX 2023.