Mais de cinco mil espectadores viram “Ice Merchants”

Ice Merchants 2022 4 41

“Ice Merchants”, o primeiro filme português nomeado aos Óscares, já foi visto por mais de cinco mil espectadores nas salas de cinemas por todo o país, segundo informou a distribuidora Cinemundo.

No entanto, no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) apenas estão disponíveis dados recolhidos até ao dia 22 de fevereiro, com um total de 3277 espectadores e uma receita bruta de pouco mais de oito mil euros. No ranking dos filmes portugueses mais vistos de 2023 a curta-metragem de animação, realizada por João Gonzalez, ocupa o terceiro lugar, seguida por “A Noiva” e “Amadeo” (na segunda e primeira posição, respectivamente).

Estreada a 16 de fevereiro, em mais de 30 cinemas de 9 exibidores por todo o país, em duas semanas continua a somar espectadores e também prémios, tendo este fim-de-semana arrecadado um dos mais importantes prémios do cinema de animação dos EUA, o prémio de melhor curta-metragem dos Annie Awards 2023.

O filme estreou nas salas de cinema em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, com sessões próprias com horários dedicados, num modelo inédito de exibição no circuito comercial nacional, com bilhetes a um preço bastante mais acessível do que é costume.

No dia 12 de março realiza-se a cerimónia da 95.ª edição dos Óscares e “Ice Merchants” é um dos favoritos a vencer na sua categoria, ao lado de “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”.

Ice-Merchants-2022-5

Skip to content