Mel Gibson e Sean Penn são os protagonistas de “O Professor e o Louco”, do iraniano Farhad Safinia, um filme biográfico baseado no best-seller de Simon Winchester, que conta a história da criação do Dicionário de Oxford.

“O Professor e o Louco” é uma extraordinária história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford – um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época.

Sinopse: O Professor James Murray (Mel Gibson) aceita o desafio de criar o dicionário mais abrangente de sempre, mas sabia que necessitaria de um século para recolher todas as definições necessárias. Contudo, através do uso de ajudas fornecidas por pessoas de todo o mundo, a obra poderia ser acabada em meras décadas. Durante o processo de recolha de definições, o Professor Murray dá-se conta que um só homem tinha enviado mais de dez milhões de definições. O comité decide honrar o trabalho desta figura, W.C. Minor (Sean Penn), mas acaba por descobrir que ele é um veterano da Guerra de Secessão Americana e um assassino condenado e preso num asilo para os criminosos loucos.

Este é um projeto que apaixonou Mel Gibson durante 20 anos e que acabou por ser concretizado com a ajuda dos produtores Nicolas Chartier (vencedor de um Óscar com “Estado de Guerra”), Bruce Davey (vencedor de um Óscar com “Braveheart: O Desafio do Guerreiro”), Gastón Pavlovich (produtor de “Silêncio”), e o próprio Mel Gibson (vencedor de dois Óscares de Melhor Realizador).

Do elenco fazem ainda parte Natalie Dormer, Steve Coogan, Jeremy Irvine, Brendan Patricks, Jennifer Ehle, Stephen Dillane, Laurence Fox, entre outros.

“O Professor e O Louco” estreia nos cinemas nacionais a 1 de maio.