Nuno Lopes e Beatriz Batarda protagonizam filme sobre uma família portuguesa emigrada em França no final dos anos 1970, vista através do olhar de uma menina de 10 anos. “Menina” é a primeira longa-metragem realizada lusodescendente por Cristina Pinheiro, é um filme em duas línguas (francês e português) que “transmite uma história intensa e emocionante, baseada nas vivências do pai da realizadora, que faz reviver o drama da integração dos portugueses emigrados naquele país.”

Nuno Lopes faz o papel de pai (João Palmeira), Beatriz Batarda o de mãe (Leonor Palmeira) e Naomi Biton faz o papel de Luisa Palmeira, uma criança de 10 anos, nascida em França e filha de emigrantes portugueses. Fazem também parte do elenco Jean-Claude Dreyfus, Thomas Brazete e Elisa Sergent.

Sinopse: Menina conta a história de Luísa Palmeira, uma criança de 10 anos nascida em frança e filha de emigrantes portugueses. Para a mãe analfabeta, ela é quase uma adulta, mas para o pai, alcoólico, é ainda uma menina. Um certo dia, ele conta à filha que sofre uma doença grave. Luísa recusa-se a acreditar e fica a pensar, que na verdade, ele esconde outra coisa dela. Dividida entre duas línguas e duas culturas distintas, Luísa procura conhecer as raízes da sua família e encontrar a sua identidade ao mesmo tempo que se confronta com a morte anunciada do pai. Um filme intenso e emocionante, passado no final dos anos 70 que acompanha uma família portuguesa emigrada em frança e o drama da sua integração.

“Menina” chega às salas de cinema nacionais dia 25 de abril.