No início desta semana, a renomada atriz norte-americana Meryl Streep foi agraciada com o prestigioso Prémio Princesa das Astúrias das Artes, em uma cerimónia presidida pela família real espanhola na cidade de Oviedo, no norte do país.
O anúncio, feito em abril, pelo júri responsável pela premiação, destacou que a concessão do prémio se deve ao talento e rigor de Streep, que possibilitou que diferentes gerações desfrutassem de interpretações inesquecíveis, conquistando o respeito que essa grande arte merece.
Nesta edição, a categoria de Artes recebeu 44 candidaturas de 20 nacionalidades diferentes. A indicação de Meryl Streep foi feita pelo realizador espanhol Pedro Almodóvar, laureado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes em 2006.
Em seu discurso de agradecimento, Meryl Streep abordou a importância da empatia tanto para os atores quanto para o público, destacando a necessidade de sentir compaixão por aqueles na tela ou no palco que parecem, ou soam, diferentes de nós.
Ela enfatizou que essa capacidade de se colocar no lugar do outro também pode ser valiosa no contexto da vida cotidiana: “A empatia pode ser uma forma radical de divulgação e diplomacia útil em outros teatros de empreendimento”.
Em um mundo cada vez mais hostil e volátil, Streep expressou a esperança de que todos possam levar a sério uma regra fundamental que os atores aprendem: “É tudo uma questão de ouvir”.
Para aqueles que não estão familiarizados, o Prémio Princesa das Astúrias, estabelecido em 1981, oferece uma recompensa de 50.000 euros (aproximadamente US$ 55 mil ou R$ 278 mil na cotação atual) e uma escultura criada pelo falecido artista catalão Joan Miró aos vencedores.
Os prémios, batizados com o nome da herdeira do trono da Coroa espanhola, a princesa Leonor, serão entregues pelos reis durante uma cerimónia em outubro, na cidade de Oviedo, capital das Astúrias.
Especificamente destinados a reconhecer “o trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou instituições no âmbito internacional”, os Prémios Princesa das Astúrias celebram contribuições notáveis em diversas áreas.