Michael Caine anuncia oficialmente que se vai retirar

Michael Caine Michael Caine
Mike Marsland/WireImage/Getty Images

Sir Michael Caine anunciou oficialmente, aos 90 anos, que se vai retirar da sua longa e bem sucedida carreira como ator. Apesar de tudo, já havia anunciado que “Harry Brown” (2009) e “Best Sellers” (2021) seriam os seus últimos filmes.

A notícia foi dada pelo próprio numa entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, neste Sábado, fazendo com que a sua última aparição no cinema seja “The Great Escaper”, de Oliver Parker, um filme biográfico sobre o veterano da Segunda Grande Guerra Bernard Jordan.

Em “The Great Escaper”, Caine encarna o papel do veterano da Marinha britânica que fez as manchetes dos jornais ao sair do seu lar de repouso em 2014 no Reino Unido, sozinho, para participar nas celebrações do 70.º aniversário do dia D, na Normandia. Ali, contracena com Glenda Jackson, a veterana atriz britânica que morreu em junho deste ano.

A carreira do ator teve início na década de 50 e abrange cerca de 70 anos e mais de 160 filmes, para além de inúmeros prémios como dois Óscares, um BAFTA, três Globos de Ouro e um prémio SAG (Screen Actors Guild). Os Óscares ganhou-os por “Ana e as Suas Irmãs” (1986) e “Regras da Casa” (1999).

É conhecido sobretudo pelo seu trabalho em “Zulu”, “Alfie”, “Um Golpe em Itália”, “Harry Brown”, “A Educação de Rita” e a trilogia do Cavaleiro das Trevas, de  Christopher Nolan, mas a sua longa carreira inclui centenas de títulos.

Em 2000, foi condecorado com o título de Sir Maurice Joseph Micklewhite (o seu nome de batismo) pela rainha Isabel II pela sua contribuição para o cinema.

O ator prevê ainda publicar um seu romance, “Deadly Game”, em novembro deste ano.

Skip to content