25 de Abril

Minissérie “As Linhas de Torres” estreia dia 31 de março

Captura de ecrã 2012 09 11 às 12.43.42 1 Captura de ecrã 2012 09 11 às 12.43.42 2

"As Linhas de Wellington" (2012)_2

O filme “As Linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento, que foi o quarto filme português mais visto de 2012 (49.454 espectadores), vai ser exibido sob a forma de minissérie, intitulada de “As Linhas de Torres”, a estrear na RTP1 no próximo domingo, dia 31 de março. A série, que terá cenas inéditas, é composta por mais dois episódios, a serem exibidos nos dias 7 e 14 de abril. Leia a nossa crítica ao filme aqui.

 

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis. Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

 

É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos -, arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas.

 

“As Linhas de Wellington” é um projecto que começou a ser dirigido pelo realizador chileno Raúl Ruiz, mas que após o seu infeliz falecimento, foi substituído pela viúva Valeria Sarmiento. A ela coube a responsabilidade de continuar o projecto deixado pelo marido, com a ajuda do produtor português, Paulo Branco e com colaboração de Carlos Saboga, que escreveu o argumento. O filme conta com um orçamento de quatro milhões e meio de euros e com um elenco de luxo, quer nacional, quer internacional. Nuno Lopes, Soraia Chaves, Carloto Cotta, Albano Jerónimo, Afonso Pimentel, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, John Malkovich, Marisa Paredes, Mathieu Amalric, Catherine Deneuve e Michel Piccoli, são alguns dos nomes de luxo que constam no elenco deste filme.

 

O filme tem já agendado o seu lançamento em DVD/Blu-Ray/DVD Edição Especial de Colecionador, para o dia 1 de abril, pelas 18h30 na FNAC Chiado.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content