Skip to content

MONSTRA 2025: Festival celebra 25 anos com o cinema da Áustria em destaque

De 20 a 30 de março, o Festival de Animação de Lisboa vai celebrar um quarto de século com três exposições, sendo uma delas sobre o estúdio de animação stop-motion LAIKA.
"One Way Cycle", de Alicia Nuñez Puerto "One Way Cycle", de Alicia Nuñez Puerto
"One Way Cycle", de Alicia Nuñez Puerto

Vinte e cinco anos de MONSTRA vão ser celebrados numa edição que reúne o melhor cinema de animação atual, português e internacional. Com mais de um milhão de espectadores em um quarto de século, o Festival de Animação de Lisboa é hoje “um ponto de encontro de pessoas, um espaço de diálogo, de troca de ideias”.

A 25.ª edição da MONSTRA vai ter a Áustria como país convidado, dedicando parte da sua programação à cinematografia austríaca, com uma retrospetiva histórica, concebida por Thomas Renoldner. “Inclui também uma retrospetiva que revisita alguns dos filmes contemporâneos que estiveram presentes nas edições anteriores do festival desde sua fundação em 2000, reunindo um grupo de talentos ainda muito ativos hoje na cena internacional de animação.”, lê-se no comunicado.

Para a cerimónia de abertura estão confirmadas as curtas One Way Cycle”, de Alicia Nuñez Puerto, e O Rapaz Que Apagava Beijos”, de Radostina Neykova e Fernando Galrito, ambas estreias mundiais, e “Mind the Gap”, de José-Manuel Xavier.

banner horizontal 2025 4 1
Publicidade

Nesta edição, o festival apresenta três grandes exposições: uma sobre os 10 anos da cooperativa portuguesa COLA – Coletivo Audiovisual, para ver de 20 de fevereiro a 3 de maio na Cinemateca Portuguesa; outra sobre os 20 anos do estúdio norte-americano de animação stop-motion LAIKA, intitulada de “LAIKA: Frame x Frame”, que irá decorrer de 14 de março a 11 de maio no Museu da Marioneta; e outra intitulada de “Outros Movimentos”, que junta cerca de 100 obras de José-Manuel Xavier, que inclui gravuras, desenhos, pinturas e até um livro chinês, para visitar na Sociedade Nacional de Belas-Artes de 14 de março a 12 de abril.