"Montanha" (2015)_1

“Montanha”, a primeira longa-metragem de João Salaviza, que com as curtas “Arena” e Rafa” conquistou a Palma de Ouro e o Urso de Ouro nos festivais de Cannes e Berlim, vai estrear internacionalmente no Festival de Veneza, onde estará em competição na secção Semana Internacional da Crítica. Portugal é assim representado com a muito aguardada longa-metragem do jovem cineasta português, que teve no passado um percurso de sucesso no formato das curtas-metragens (recebeu a Palma de Ouro em Cannes por “Arena”, em 2009, e o Urso de Ouro em Berlim por “Rafa”, em 2012).

“Montanha” foi também já selecionado para o Festival de San Sebastian (de 18 a 26 de setembro), onde será apresentado na prestigiosa secção Zabaltegi, uma secção não competitiva onde são exibidos os filmes mais surpreendentes e promissores do ano e onde serão também apresentados os últimos filmes de Alexander Sokurov, Laurie Anderson e Corneliu Porumboiu.

O filme terá a sua sessão oficial a 6 de setembro às 14h na Sala Perla, em Veneza, decorrendo o Festival de 2 a 12 de setembro. Em Portugal, Montanha será estreado pela Midas Filmes no dia 12 de novembro. O elenco é composto por David Mourato, Maria João Pinho, Ema Tavares, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues, Carloto Cotta e Ana Cris.

Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…

Montanha é produzido pela Filmes do Tejo II e pela les films de l’après-midi com o apoio da ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e do programa Eurimages.

Fonte: Midas Filmes