O ator norte-americano Burt Young, conhecido por interpretar Paulie na franquia clássica “Rocky” nas décadas de 70 e 80, morreu aos 83 anos. A confirmação de seu falecimento foi anunciada por sua filha, Anne Morea Steingieser, nesta quarta-feira (18), embora Young tenha falecido em 8 de outubro, em Los Angeles.
Durante sua carreira, em mais de 160 produções entre filmes e papéis na televisão, o norte-americano se destacou por interpretar homens durões, diretos e astutos. Ele era frequentemente escalado para personagens de mafiosos, policiais e trabalhadores comuns com uma dose de grandiosidade.
Em 1977, Young alcançou grande destaque no cinema ao assumir o papel de “Paulie Pennino”, cunhado do pugilista ítalo-estadunidense de classe trabalhadora, Rocky Balboa, idealizado e imortalizado por Sylvester Stallone.
Young foi o único ator a participar dos seis filmes da franquia, recebendo uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Secundário no primeiro filme, compartilhando a nomeação com Burgess Meredith, que interpretou Mickey, o treinador de Rocky.
Vale ressaltar que Stallone também foi nomeado ao Óscar de Melhor Ator e Melhor Argumento Original, e o filme foi o vencedor na categoria de Melhor Filme e Melhor Realização para John G. Avildsen na 49.ª edição do prémio.
Além do destaque na franquia “Rocky”, Young esteve em diversas produções, incluindo “Chinatown”, “Convoy”, “Back to School”, “The Pope of Greenwich Village”, “Once Upon a Time in America”, “Last Exit to Brooklyn”, “Downtown: A Street Tale” e “Amityville II: The Possession”.
Na televisão, o ator fez aparições em várias séries, como “Baretta”, “Law & Order”, “Walker”, “Texas Ranger”, “MAS*H” e “Miami Vice”. Ele também participou do sucesso da HBO, “Os Sopranos”, interpretando um antigo mafioso morrendo de câncer, que deixa a aposentadoria para realizar uma ação contra um afilhado que ele despreza.