Skip to content

Morreu Donald Sutherland, o presidente Snow da franquia “The Hunger Games”

Entre quase 200 personagens, o canadiano tornou-se conhecido entre os mais novos por interpretar o Presidente Snow na franquia “The Hunger Games”
240620134243 02 donald sutherland lead image 1 1 240620134243 02 donald sutherland lead image 1 2
Foto: Chris Pizzello/Invision/AP

Morreu nesta quinta-feira (20), aos 88 anos, o ator canadiano Donald Sutherland, que, entre muitas personagens, ficou conhecido por interpretar o Presidente Snow nos quatro primeiros filmes da franquia “The Hunger Games“.

A morte do veterano foi confirmada pelo seu filho, o também ator Kiefer Sutherland, que publicou uma declaração sobre a sua carreira no X (antigo Twitter).

“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

Sutherland veio a falecer em Miami, nos Estados Unidos, após uma prolongada doença, conforme comunicado da Creative Artists Agency (CAA) obtido pela CNN Internacional.

Não foram divulgados mais detalhes sobre os problemas de saúde que o artista enfrentou.

Início de carreira

Sutherland iniciou a sua carreira nos teatros ingleses no início dos anos 60, com papéis de pouca notoriedade.

Durante este período, fez participações secundárias em alguns filmes de terror, como “O Castelo dos Mortos Vivos” (1965), de Luciano Ricci e Lorenzo Sabatini, “Dr. Terror´s House of Horrors” (1965), de Freddie Francis, e “Fanatismo Macabro” (1965), de Silvio Narizzano.

A viragem na sua carreira deu-se quando tinha 31 anos.

Viragem

Com uma carreira consolidada, Donald trabalhou intensamente, muitas vezes aparecendo em dois ou três filmes por ano, adaptando-se a diferentes personagens, tipos e géneros.

Entre os filmes deste período destacam-se “Klute” (1971), de Alan J. Pakula, ‘‘Inverno de Sangue em Veneza’’ (1973), de Nicolas Roeg, ‘‘O Casanova de Federico Fellini’’ (1976), de Federico Fellini, “1900” (1976), de Bernardo Bertolucci, ‘‘O Voo das Águias’’ (1976), de John Sturges, ‘‘A República dos Cucos’’ (1978), de John Landis, ‘‘Invasores de Corpos’’ (1978), de Philip Kaufman, ‘‘Gente Vulgar” (1980), de Robert Redford, e ‘‘O Buraco da Agulha’’ (1981), de Richard Marquand.

Destaques

Presidente Snow

Donald Sutherland conquistou reconhecimento, especialmente entre os mais novos, ao interpretar o ditador Presidente Coriolanus Snow, o principal antagonista dos quatro primeiros filmes da saga “The Hunger Games”.

Recentemente, a saga lançou um novo filme que explora a juventude do seu personagem, sem a sua presença.

Outros papéis de destaque

Entre os quase 200 créditos, além do icónico papel do sádico Presidente Snow, Sutherland é recordado por suas atuações em “Doze Indomáveis Patifes” (1965), “M.A.S.H.” (1970), “A Invasão dos Violadores” (1978), “Cidadão X” (1995), “Cowboys do Espaço” (2000), “Bastidores da Guerra” (2002) e “Orgulho e Preconceito” (2005).

Numa entrevista dada em 2019, Sutherland afirmou que a sua profissão sempre foi a sua paixão e admitiu não conseguir escolher um filme favorito entre os que participou.

Além disso, afirmou que não seria quem é sem a sua profissão e que a sua vida é dedicada ao trabalho.

“Minha vida é trabalhar. O trabalho de um ator é trabalhar e esperar pelo próximo papel. Amo trabalhar”, afirmou Sutherland durante uma entrevista coletiva no Festival de San Sebastian, em 2019.

Prémios

Ao longo da sua carreira no cinema, Sutherland recebeu um Emmy de Melhor Ator Secundário pelo seu trabalho em “Cidadão X”, além de dois Globos de Ouro, um por esta obra e outro por “Bastidores de uma Guerra”.

Ele também recebeu duas nomeações ao BAFTA na categoria de Melhor Ator por “Dias de Sangue em Veneza” (1973) e “Steelyard Blues” (1973), além de três nomeações ao Globo de Ouro: uma como Melhor Ator em Drama por “Gente Vulgar” (1980), outra como Melhor Ator em Comédia/Musical por “M*A*S*H” (1970), e uma como Melhor Ator Secundário por “Without Limits” (1998).

Durante muito tempo, ele esteve entre os grandes atores talentosos que nunca foram nomeados para um Óscar competitivo. No entanto, a sua carreira foi reconhecida com um Óscar honorário em 2017, uma estatueta entregue anualmente para homenagear trajetórias no cinema.