25 de Abril

Morreu Irene Cara, a atriz e cantora de “Fama”

Irene Cara Irene Cara

Irene Cara, a atriz e cantora mais conhecida pelo seu trabalho em “Fama”, morreu de causas ainda por conhecer, aos 63 anos.

Nascida em 1959 em no Bronx, Nova Iorque, Irene Cara começou a sua carreira a cantar e dançar num programa de televisão em espanhol, passando depois para atuações em programas de destaque noutros canais, incluindo o Original Amateur Hour, o Ed Sullivan Show e o Tonight Show, com Johnny Carson.

A lendária atriz e cantora é conhecida sobretudo por ser voz por detrás de dois dos maiores sucessos da música pop dos anos 80, os temas título de “Fama” e “Flashdance”.

Em “Fama” (1980), o musical de Alan Parker, para além de cantar o conhecido tema, foi também atriz principal, interpretando o papel de Coco Hernandez, a estudante de artes da Escola de Artes Performativas de Nova Iorque.

A canção viria a ganhar tanto o Globo de Ouro como o Óscar para Melhor Canção Original e o filme ganhou o de Melhor Banda Sonora. No seguimento do sucesso granjeado, a cantora cantaria mais tarde o tema título Flashdance… What a Feeling, para o filme “Flashdance” (1983).

Irene Cara em "Flashdance"

Esta segunda canção ganhou igualmente o Globo de Ouro e o Óscar para Melhor Canção e trouxe ainda a Irene Cara os Grammy para Melhor Atuação Vocal Pop Feminina e Melhor Álbum de Música Original.

Em 1997, a cantora regravaria aquele tema juntamente com DJ BoBo para o filme “Ou Tudo ou Nada” (“The Full Monty”), trazendo-lhe um novo fôlego de fama.

A parte mais conhecida da sua carreira corresponde a estes primeiros anos da década de 80 e incluem ainda papéis em “City Heat” (1984) e “Busted Up” (1986), mas também dois álbuns de estúdio no top 100 da Billboard e uma aparição no videoclip de Ghostbusters, de Ray Parker Jr.

A cantora e atriz continuaria a trabalhar para lá desta década e para além de dar voz, em meados dos anos 90, a filmes animados como “The Magic Voyage” e “The Jungle King”, formou ainda a banda Hot Caramel, em 1999, que editaram em 2011 um álbum que se tornou no seu primeiro desde os anos 80.

Skip to content