Skip to content

Morreu Michael Cimino

Michael Cimino 1 Michael Cimino 2

Morreu o realizador norte-americano Michael Cimino, no passado dia 2 de julho, aos 77 anos. A informação foi avançada no Twitter pelo diretor do Festival de Cannes, Thierry Fremaux: “Michael Cimino morreu, em paz, rodeado dos seus e das mulheres que amava. Nós também o amávamos.”.

Estreia-se como realizador em “A Última Golpada” (1974), protagonizado por Clint Eastwood, Jeff Bridges e George Kennedy. Mas foi com o seu segundo filme, “O Caçador” (1978) que atingiu reconhecimento universal, tendo o filme conquistado cinco Óscares da Academia, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Secundário (Christopher Walken), Melhor Som e Melhor Edição. Protagonizado por Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken e John Cazale“O Caçador”, foi considerado o primeiro grande filme sobre a guerra do Vietname, tendo causado um grande impacto em Hollywood e no público americano, que começou aceitar a desastrosa guerra que foi a do Vietname. Cenas memoráveis até hoje como a do casamento ou a cena da roleta russa, demonstram o brilhantismo de Cimino.

Depois do enorme sucesso que “O Caçador” teve, Hollywood deu-lhe carta branca para Michael Cimino fazer o que quisesse. O seu terceiro filme, “As Portas do Céu” (1980), foi um western bastante majestoso, que custou perto de 40 milhões de dólares, tendo-se revelado o maior fracasso da época. Este filme foi fortemente criticado na época, pela extravagância dos cenários, pelo que se tornou num fracasso da United Artists, o custo do filme fez com que a MGM comprasse o estúdio. O filme foi cortado de 225 minutos para uma versão de 148 minutos. Este filme representa um período de declínio do género western.

banners maio 2025 1 3
Publicidade

Desde então que Cimino nunca mais conseguiu fazer os filmes que queria fazer. Seguiram-se os filmes “O Ano do Dragão” (1985), “O Siciliano” (1987), A Noite do Desespero” (1990) e Espírito do Sol” (1996), o seu último filme.