Skip to content

Morreu Michael Lerner, ator de “Barton Fink” e “Godzilla”

michael lerner 1 michael lerner 2

Na semana passada, no dia 8 de abril, aos 81 anos, Michael Lerner, aclamado ator que foi nomeado ao Óscar por sua brilhante atuação no filme “Barton Fink”, dos renomados irmãos Coen, nos deixou. A triste notícia foi anunciada nas redes sociais por seu sobrinho, também ator, Sam Lerner.

“Perdemos uma lenda ontem à noite. É difícil colocar em palavras o quão brilhante meu tio Michael foi e o quão influente ele foi para mim”, escreveu Sam Lerner no Instagram . “Suas histórias sempre me inspiraram e me fizeram apaixonar pela atuação. Ele era o cara mais legal, confiante e talentoso, e o fato de ser meu sangue sempre me fará sentir especial. Todo mundo que o conhece sabe o quão louco ele era – da melhor maneira.”

“Tenho muita sorte de passar tanto tempo com ele, e todos nós temos sorte de poder continuar assistindo seu trabalho pelo resto do tempo”, concluiu. “RIP Michael, aproveite seus charutos cubanos ilimitados, cadeiras confortáveis ​​e maratona de filmes sem fim”.

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

 

Paixão pela 7ª arte

Nascido em Nova York em 22 de junho de 1941, Lerner desenvolveu uma paixão pela atuação enquanto estudava no Brooklyn College. Mais tarde, foi agraciado com uma bolsa Fulbright para estudar teatro na Academia de Música e Arte Dramática de Londres, onde compartilhou um apartamento com ninguém menos que John Lennon e Yoko Ono.

Um dos primeiros papéis de Lerner no cinema foi em “Smile”, um curta experimental dirigido por Ono. “Ela fez um filme composto por bundas nuas andando em uma esteira”, lembrou ele. “E eu estou nele, assim como Paul McCartney.”

 

Carreira

Durante as décadas de 1960 a 1980, o ator fez várias participações em séries de televisão, como “The Doris Day Show”, “The Bob Newhart Show” e “MAS*H”. Entretanto, no mundo televisivo, Lerner ficou marcado por ter interpretado o pai da protagonista da série “As Patricinhas de Beverly Hills” (1996-1997).

Nessa sequência, sua estreia no cinema ocorreu em 1970, no filme “Alex in Wonderland”, de Paul Mazursky. Na década seguinte, ele atuou na série policial “Hill Street Blues” em 1983, bem como em filmes como “Eight Men Out”, de John Sayles e “Os Reis da Noite”, de Eddie Murphy, em 1988 e 1989, respectivamente.

 

Em 1991, o ator recebeu sua única nomeação aos Óscares na categoria de melhor ator secundária por sua atuação como o executivo de estúdio Jack Lipnick em “Barton Fink”, dos irmãos Coen. Ao longo dos anos 1990, Lerner continuou a atuar em filmes como “Godzilla”, de Roland Emmerich e “O Meu Marciano Favorito“, de Donald Petrie, e nos anos 2000, em títulos como o clássico natalino “Elf – O Falso Duende”, de Jon Favreau.

 

Entre seus últimos trabalhos no cinema, destacam-se sua participação nos filmes “Um Homem Sério”, dos irmãos Coen em 2009 e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, de Bryan Singer, em 2014, e na série musical “Glee” no mesmo ano.

 

O legado de Michael Lerner ficará marcado por sua versatilidade como ator secundário, tendo atuado em uma ampla gama de produções na televisão e no cinema ao longo de sua carreira.