Morreu o ator britânico Peter Mayhew, mais conhecido pelo seu papel de Chewbacca na saga Star Wars (1977-…), aos 74 anos, na passada terça-feira, no estado norte-americano do Texas.

O falecimento do ator só foi confirmado esta quinta-feira passada, pela família, na conta Twitter do artista. Embora a causa da morte não tenha sido explicada no comunicado, o TMZ avança que o ator morreu na sequência de um problema cardíaco. Mayhew completaria 75 anos no próximo dia 19 de maio.

As reacções a esta notícia foram quase imediatas nas redes sociais, entre elas as de Harrison Ford, Mark Hamill, e Robert Iger.

Peter Mayhew era um homem bondoso e gentil, possuidor de uma grande dignidade e de um carácter nobre. Esses aspectos da sua própria personalidade, além da sua inteligência e graça, ele trouxe para a personagem Chewbacca. Nós éramos parceiros em filmes e amigos na vida durante mais de 30 anos, e eu adorava-o. Ele deu a sua alma à personagem e trouxe umgrande prazer ao público de Star Wars. – Harrison Ford, ator em filmes como: Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, “Blade Runner: Perigo Iminente”, Os Salteadores da Arca Perdida”.

Ele era o mais gentil dos gigantes Homens, com um coração ainda maior, que nunca deixou de me fazer sorrir e um amigo leal que eu amava muito. Sougrato pelas memórias que partilhamos e sou um homem melhor por simplesmente o ter conhecido. Obrigado Pete. – Mark Hamill, ator em filmes como: Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca”, “Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi.

A The Walt Disney Company lamenta a morte do nosso querido ator de Chewbacca, Peter Mayhew. Peter era maior do que a vida em tantas maneiras… um gigante gentil a interpretar um gigante gentil. Descansa em paz.” – Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company

Mayhew foi descoberto pelo produtor Charles H. Schneer, quando trabalhava num hospital em Londres, no departamento de cardiologia. Schneer encontrou a sua fotografia num artigo de um jornal local acerca de um homens com pés grandes. No ano seguinte, participou no casting para a saga Star Wars. O criador, George Lucas, procurava para o papel um ator alto e tinha inicialmente em vista o ator David Prowseque viria a ser Darth Vader. Contudo, Mayhew tinha mais 23 centímetros e acabou por ser o escolhido para o papel de Chewbacca. Diz-se que a única coisa que Mayhew teve de fazer no casting foi ficar de pé.

Mayhew interpretou o papel de Chewbacca em cinco filmes da saga: “Star Wars” (1977),O Império Contra-Ataca(1980),O Regresso de Jedi(1983),A Vingança dos Sith(2005), e, mais recentemente, O Despertar da Força(2015).

O ator criou a Fundação Peter Mayhew para dar apoio a pessoas em crise, sendo que mais recentemente esta forneceu ajuda às crianças venezuelanas durante a crise política e humanitária que país sul-americano vive.