Ron Moody

Morreu hoje o ator britânico Ron Moody, que interpretou Fagin no filme “Oliver!” (1968), aos 91 anos de idade. “Ele trouxe muita alegria para esta família e para os corações de muita gente. Ele cantou até o fim e vai fazer muita falta”, disse a viúva Therese Blackbourn Moody à BBC.

Nascido em 1924, Ron iniciou a sua carreira como ator no final dos anos 40, mas foi em 1968 que teve o seu primeiro grande êxito mundial com a sua interpretação de Fagin na adaptação para o cinema do livro “Oliver Twist”, de Charles Dickens. A sua interpretação de Fagin no musical “Oliver!” (1968), de Carol Reed, valeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Ator, uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator e uma nomeação ao BAFTA de Melhor Ator. O filme recebeu 11 nomeações aos Óscares e levou para casa seis estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador para Carol Reed. O filme foi um êxito de bilheteira em todo o mundo.

Moody trabalhou em alguns musicais da Broadway e participou em várias séries televisivas para crianças. No cinema participou em mais de trinta filmes, como por exemplo, “Londres é de gritos” (1966),Balbúrdia no Leste” (1970),Um Astronauta na Corte do Rei Artur” (1979),O Homem das Lentes Mortais” (1982) “Uma Viagem à Corte do Rei Artur” (1995).

“O destino quis que eu interpretasse Fagin. Foi o papel da minha vida!”, disse o ator numa entrevista ao The Guardian em 2002.

Segue em baixo um excerto de uma famosa cena do filme “Oliver!” (1968), em que Fagin (Ron Moody) canta o tema “You’ve Got to Pick a Pocket or Two”.