Skip to content

Morreu William Friedkin, realizador dos clássicos “O Exorcista” e “Os Incorruptíveis Contra a Droga”

00061313 1600 1 00061313 1600 2

William Friedkin, renomado realizador responsável por obras icónicas como “Os Incorruptíveis Contra a Droga” (1972) e “O Exorcista” (1974), faleceu aos 87 anos no dia de hoje, segunda-feira, 7 de agosto. Sherry Lansing, esposa do realizador e ex-diretora da Paramount Pictures em Hollywood, informou que o falecimento ocorreu devido a complicações relacionadas a problemas cardíacos e pneumonia.

Integrante da notável geração de realizadores que inclui nomes como Peter Bogdanovich, Francis Ford Coppola e Hal Ashby, e que deixou uma marca duradoura nos anos 1970 com criações provocativas, Friedkin garantiu um Óscar por sua habilidade na realização do envolvente suspense policial protagonizado por Gene Hackman, “Os Incorruptíveis Contra a Droga”. Além deste feito, ele também conquistou uma nomeação ao prestigioso prémio por sua influência em um dos mais icónicos clássicos do género de terror, “O Exorcista”.

“Os Incorruptíveis Contra a Droga” é uma criação ficcional que captura com maestria a abordagem documental característica de Friedkin, destacando-se especialmente por uma das sequências de perseguição automobilística mais emblemáticas da história cinematográfica. Este filme de ação notável foi honrado com cinco Óscares, incluindo a estatueta de Melhor Filme.

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

 

Por sua vez, o longa “O Exorcista” representa o ápice do sucesso comercial em sua trajetória. A obra estrelada por Max von Sydow, Ellen Burstyn e Linda Blair, alcançou uma impressionante arrecadação de 500 milhões de dólares nas bilheterias globais, solidificando-se como um dos pioneiros blockbusters internacionais, ao lado de “O Padrinho”. O projecto recebeu cinco nomeações aos Óscares, incluindo a cobiçada categoria de Melhor Filme.

 

Traçando um percurso que teve início com produções televisivas nos anos 1960, o realizador norte-americano também deixou sua marca em obras como “O Comboio do Medo” (1977), “Viver e Morrer em Los Angeles” (1985), “Síndrome do Mal” (1987), “Regras do Jogo” (2000), “Possuídos” (2006) e “Killer Joe – Matador de Aluguel” (2011).

O último filme que realizou, “The Caine Mutiny Court-Mar”, está previsto para estrear no Festival de Veneza, que acontece a partir de 30 agosto. O ator principal do longa é Kiefer Sutherland, que ganhou fama internacional no seriado “24 horas”.