“Morte no Nilo”: Kenneth Branagh e Michael Green adaptam Agatha Christie

Morte no Nilo

MORTE NO NILO, estreia esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022, só nos cinemas.

Baseado no romance de 1937 de Agatha Christie, MORTE NO NILO é um ousado thriller de mistério sobre o caos emocional e as consequências mortais desencadeadas pelo amor obsessivo, produzido por Kenneth Branagh, Judy Hofflund, Ridley Scott, Mark Gordon, Simon Kinberg e Kevin J. Walsh, com Matthew Jenkins, James Prichard e Matthew Prichard como produtores executivos.

No seguimento da sua colaboração de sucesso em “Um Crime no Expresso do Oriente”, o realizador/produtor Kenneth Branagh (“Hamlet”, “Henrique V”, “Thor”) e o guionista Michael Green (“Blade Runner 2049”, “Logan”) começaram a discutir quais os seus títulos preferidos de Agatha Christie, que serviriam para reforçar ainda mais o mundo cinematográfico da mesma. “Nós divertimo-nos tanto a conversar sobre qual seria o próximo filme de uma série de filmes de Agatha Christie“, diz Green. “O Ken e temos vários favoritos, mas acabávamos sempre por voltar para o ‘Morte no Nilo'”. Um mistério de homicídio explosivo, com uma história de amor traiçoeira no centro, MORTE NO NILO é um dos romances mais amados da autora.A paixão na história original de Agatha Christie é muito poderosa“, refere Kenneth Branagh. “É um dos livros mais perturbadores e cativantes de Christie, que apresenta uma camada de sofisticação, sensualidade, glamour e romance, mas é, em todos os momentos, sensível, frágil, perigoso e disruptivo.”

Os cineastas tiveram a sorte de ter dois parentes da famosa autora envolvidos na produção do filme, Mathew e James Prichard, do Agatha Christie Estate, que serviram como recursos inestimáveis para compreender a atitude da autora em relação ao livro, aos cenários e ao elenco singular das personagens. “Fomos os sortudos destinatários de muito do estilo de escrita real que tornou os seus livros tão bem-sucedidos“, diz Branagh. “Ela não é apenas alguém que pode escrever quebra-cabeças inteligentes, ela escreve sobre pessoas reais. James e Mathew deram-nos uma visão essencial sobre quem era esta autora incrível, a nível pessoal.

James Prichard ficou bastante entusiasmado por embarcar noutra colaboração com Branagh. “O que gostamos em “Um Crime no Expresso do Oriente” e agora em MORTE NO NILO, é que a história e, acima de tudo, a atmosfera da verdadeira Agatha Christie, é recriada no ecrã”, diz Prichard. “Para o público, é extremamente importante que sintam que não apenas viram um filme maravilhosamente moderno e extremamente cinematográfico, mas também experimentaram uma noite de Agatha Christie. Ken construiu um mundo que reflete a sua perspectiva única e o seu dom para contar histórias.”

 

Kenneth Branagh as Hercule Poirot in 20th Century Studios’ DEATH ON THE NILE. Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2022 20th Century Studios. All Rights Reserved.

Kenneth Branagh interpreta Hercule Poirot, uma das personagens mais emblemáticas de Agatha Christie: um brilhante detetive belga, perspicaz e encantadoramente auto-depreciativo. Cavalheiresco e naturalmente gentil, obcecado pela sua aparência, gosta da imunidade que advêm de uma vida de socialização com a elite.

Linnet Ridgeway, a herdeira alegre, elegante e absurdamente rica, de uma família proeminente e respeitada, é interpretada por Gal Gadot (“Mulher-Maravilha”, “Velozes e Furiosos”). Graciosa e segura de si, nunca conheceu a sensação inebriante e consumidora do amor verdadeiro e fez vários inimigos ao longo dos anos, à conta da sua riqueza. Linnet é bastante egocêntrica, mas ao mesmo tempo tem um bom coração, ela está habituada a fazer as coisas à sua maneira, no entanto sente-se muito sozinha e tem um grande vazio dentro de si.

Desempregado, mas bonito e naturalmente charmoso, Simon Doyle está apaixonado por Jackie de Bellefort, até que ela o apresenta à sua amiga de infância, a bela, rica e igualmente cativante Linnet Ridgeway. Armie Hammer, que já atuou em filmes como “Chama-me Pelo Teu Nome” e “A Rede Social”, interpreta Simon, que passa a maior parte do tempo a esconder o seu verdadeiro eu.

Tom Bateman (“Olha que Duas”) está de volta como o belo, charmoso e bem-humorado Bouc, o sem rumo, mas adorável braço direito de Hercule Poirot. Esta personagem, presente no filme “Um Crime no Expresso do Oriente”, não aparece no livro de Agatha Christie, mas abraçou este enredo emocionante. Em “Um Crime no Expresso do Oriente”, Bouc era um egocêntrico, que não se importava com ninguém além de si próprio, mas neste filme ele cresceu e aprendeu a importar-se com os outros.

Annette Bening (“Capitão Marvel”, “Beleza Americana”) é Euphemia Bouc, uma pintora de renome e mãe de Bouc. Arrogante, desdenhosa e extremamente protetora do seu filho, está no Egito juntamente com ele para assistir ao casamento da sua amiga Linnet Ridgeway.

Rose Leslie (“A Guerra dos Tronos”) é Louise Bourget, a dedicada dama de companhia de Linnet Ridgeway. Louise está muito envolvida na extravagância da vida de Linnet o que acaba por ser um pouco doloroso para si, que esteve noiva e viu o seu noivado terminado, estando Linnet envolvida nesse desfecho. Louise adora a vida de luxo e quer fazer parte dela, no entanto, Linnet faz questão de a relembrar exatamente qual o seu lugar na hierarquia.

Emma Mackey (“Sex Education”) é Jacqueline De Bellefort, atraente, espirituosa e mais inteligente do que aparenta ser, graças à sua educação num colégio interno. Nascida na aristocracia francesa, mas atualmente pobre, ela está perdidamente apaixonada por Simon Doyle. Mesmo sendo uma mulher independente forte e resiliente, ela faz tudo por Simon e este amor é a única coisa que a move, a sua razão de viver é Simon.

A sobrinha de Salome Otterbourne, Rosalie, que administra a carreira de cantora da sua tia, é interpretada por Letitia Wright (“Black Panther”). Bem educada e muito viajada, ela é sofisticada, espirituosa, ambiciosa e determinada.

Nascido na Índia e com educação em Oxford, Andrew Katchadourian é o gentil e bonito “primo” e amigo de infância de Linnet Ridgeway, cujo escritório de advocacia lida com todos os assuntos da família Ridgeway, interpretado por Ali Fazal (“Victoria & Abdul”).

Assista aqui ao trailer.

Skip to content