No âmbito das comemorações dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), foi lançado um convite para colaborar na organização de uma Mostra de Cinema numa coorganização entre o IPO Lisboa e o IndieLisboa.
A Mostra conta com um triplo objetivo: estar tematicamente relacionada com o trabalho da instituição, constituir um momento de celebração da efeméride e promover o encontro entre espectadores de cinema, IPO e toda a comunidade envolvida com a instituição.
A Mostra vai decorrer entre 5 e 7 de Janeiro de 2024, no Cinema São Jorge, com duas sessões diárias de um total de seis filmes escolhidos de várias épocas e géneros – documentário, ficção, drama, comédia -, tendo cada um uma perspetiva diferente sobre a forma como se lida com o cancro.
Antes de cada exibição, será feita uma introdução por um profissional de saúde do IPO Lisboa, cuja área de trabalho se relaciona com a temática do filme em questão. Além das sessões de cinema, haverá também um painel de debate.
Entre os filmes exibidos, destaque para o cariz histórico da curta-metragem documental realizada por António Lopes Ribeiro em 1952, “A Luta Contra o Cancro em Portugal“, que será exibida na sessão de abertura, juntamente com “La guerre est déclarée”, de Valérie Donzelli.
Também fazem parte deste ciclo o premiado filme de Catarina Vasconcelos, “A Metamorfose dos Pássaros”, o mais recente trabalho de Claire Simon, “Notre corps” (2023) e “A Despedida”, de Lulu Wang, que estreou em 2019. A vertente mais intemporal desta Mostra inclui “Querido Diário”, realizado e protagonizado por Nanni Moretti em 1993, e “História de Amor”, de Arthur Hiller, lançado em 1970.
Esta é uma das várias iniciativas de comemoração dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, uma unidade de referência no tratamento, estudo e investigação do cancro.