MOTELX 2023: Arranca hoje com eco-terror “Reino Animal”, de Thomas Cailley

"Reino Animal" (2023), de Thomas Cailley "Reino Animal" (2023), de Thomas Cailley
"Reino Animal" (2023), de Thomas Cailley

Arranca hoje a 17.ª edição do MOTELX, a decorrer até ao dia 18 de setembro, no Cinema São Jorge, o regresso ao universo do melhor do terror que abre com o filme francês “Reino Animal”, a segunda longa-metragem de Thomas Cailley, onde os seres humanos transformam-se em animais.

Protagonizada por Romain Duris, o filme francês de abertura da secção Un Certain Regard do Festival de Cannes segue uma jornada de um pai e filho num país em estado de sítio, devastado por um vírus implacável que transforma humanos em animais.

Oito filmes concorrem este ano ao Prémio Méliès d’argent – Melhor Longa Europeia, sendo um dos mais aguardados a estreia europeia de “A Semente do Mal”, o novo filme de Gabriel Abrantes desde “Diamantino” (2018), que lhe valeu o prémio da Semana da Crítica em Cannes. Gabriel Abrantes surpreende com um filme de terror mais clássico em torno do mistério das origens familiares, mas também seguindo o cânone português do campo vs. cidade. Carloto Cotta num papel duplo, Alba Baptista e Anabela Moreira num papel deveras desafiante, compõem o elenco. Destaque também para “The Funeral”, de Orçun Behram, e “Hood Witch”, de Saïd Belktibia.

banner janeiro 2025 1 1
Publicidade

Brandon Cronenberg, realizador de “Possessor” (2020), é o convidado de honra nesta 17.ª edição do festival, que irá apresentar o seu novo filme “Infinity Pool”, sobre um casal que desfruta das suas férias numa ilha fictícia de La Tolqa, até que um acidente fatal expõe a subcultura perversa do resort de turismo hedonista, violência imprudente e horrores surreais. Cronenberg terá ainda direito a uma retrospectiva e a uma masterclass.

"A Semente do Mal", de Gabriel Abrantes
“A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes

Nos clássicos, a não perder o clássico “O Exorcista” (1973), de William Friedkin, com a projecção da cópia restaurada 4K, numa das Sessões Especiais. Protagonizado por Ellen Burstyn, Linda Blair, Jason Miller e Max Von Sydow, o filme de culto tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos.

Pela primeira vez, o MOTELX associa-se ao GUIÕES – Festival do Roteiro de da Língua Portuguesa para apresentar uma programação paralela dedicada ao argumento e à formação para a produção de cinema de terror em Portugal, através de pitchings, masterclasses, workshops, debates e sessões de filmes, e atribuir o Prémio MOTELX GUIÕES – Melhor Argumento Português.

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa conta ainda as secções e eventos Lobo Mau – dedicada ao público jovem e às famílias -, onde se vai assistir à animação “Perlimps”, de Alê Abreu, e YouTube microCURTAS MOTELX, cujos filmes produzidos em telemóvel, tablet ou webcam, concorrem por três novos prémios monetários. A secção principal do Festival, o Serviço de Quarto, exibe 28 filmes e 12 curtas-metragens portugueses concorrem ao Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa,

O MOTELX termina no dia 18 de setembro com a exibição de “Acid”, o segundo eco-terror do parisiense Just Philippot, onde o egoísmo humano se revela num momento de pânico absoluto, assim que nuvens negras de chuva ácida invadem os céus de França.

Skip to content