25 de Abril

MOTELX 2024: “O Procedimento”, de Chico Noras, vence prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa

18.ª edição do MOTELX terminou no passado domingo tendo também premiado o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian Mc Carthy, “Oddity”, com o Prémio Méliès d’argent.
"O Procedimento" (2024), de Chico Noras "O Procedimento" (2024), de Chico Noras
"O Procedimento" (2024), de Chico Noras

O terceiro filme de Chico Noras, “O Procedimento”, uma comédia negra bastante dramática, que satiriza a questão da eutanásia, ganhou o prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa da 18.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

O júri, que atribuiu o maior prémio monetário de curtas-metragens do país (5000€), composto por Cátia Rodrigues (programadora e crítica de cinema), Nuno Galopim (jornalista e radialista) e Heidi Honeycutt (programadora, jornalista e historiadora de cinema), caracterizou o filme da seguinte forma: “Uma direção artística garrida e uma performance certeira contrastam com os sentimentos perturbantes que o filme evoca.  Uma sátira provocadora sobre como podemos viver um final feliz.”

Gravada em Santarém, “O Procedimento” é produzida por FLESH512 e é protagonizada por Paula , que contracena com Eunice Correia, Pedro Martinho e Teresa Vaz. O argumento é da autoria de Rafael Traquino e Chico Noras, Nuno Martini assina a fotografia, a composição musical é de Timóteo de Azevedo e a direção de arte é de Cátia Santos.

O mesmo júri atribuiu ainda uma menção especial à curta “Umbral”, de Miguel Andrade, “pela sua visão original muito bem realizada.”

Na secção competitiva de longas-metragens o grande vencedor foi o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian Mc Carthy, “Oddity”, que terá estreia comercial nas salas de cinema nacionais ainda este ano. “O júri considerou que o vencedor do Prémio Méliès d’argent foi uma história envolvente, contada com estilo, bons efeitos práticos e novos níveis de suspense, realizado num registo sombrio e provocador. Adorámos também o anterior filme do realizador e estamos realmente ansiosos para ver que novo material ele escolherá no futuro. O prémio Méliès d’Argent do MOTELX vai para Damian Mc Carthy.”

MOTELX 2024: Vencedores

Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 
O Procedimento, de Chico Noras (Portugal, 2024)

Menção Especial
Umbral, de Miguel Andrade (Portugal, 2024)

Prémio Méliès d’argent – Melhor Longa Europeia
Oddity, de Damian Mc Carthy (Irlanda, 2024)

Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia
Meat Puppet, de Eros V (Reino Unido, 2024)

Menção Especial
Be Right Back, de Lucas Paulino, Gabe Ibañez (Espanha, 2023)

Prémio do Público
The Substance, de Coralie Fargeat (EUA, Reino Unido, França, 2024)

Prémio Lobo Mau
The Calling, de Frida E. Elmström (Suécia, 2021)

Prémio MOTELX GUIÕES 2024 – Melhor Argumento de Terror Português
Espectro, de Catarina Araújo

Skip to content