Na segunda-feira (18), a MUBI anunciou que o drama “Aftersun”, realizado e argumentado por Charlotte Wells, conquistou a posição de filme mais assistido de 2023 na plataforma em termos de visualizações globais.
É importante ressaltar que, em um momento anterior, o drama também detinha o título de filme mais assistido na história da plataforma.
Apesar de as cifras de audiência não serem divulgadas publicamente, dados obtidos pela revista online norte-americana Deadline indicam que a produção do estúdio independente A24 superou outros sucessos na plataforma, como “Drive My Car” (2021), de Ryūsuke Hamaguchi, “Titane” (2021), de Julia Ducournau e “Crimes of the Future” (2022), de David Cronenberg.
Estreado na 75ª edição do Festival de Cannes, onde foi agraciado com o Prémio French Touch da Semana da Crítica, “Aftersun”, a primeira obra cinematográfica da realizadora escocesa Charlotte Wells, narra as experiências de Sophie (Frankie Corio) durante suas férias com o pai, Callum (Paul Mescal), na Turquia, nos anos 1990. Jovem e separado da mãe de Sophie, Callum e a filha passam os dias à beira da piscina, explorando a região em passeios esporádicos, enquanto se entregam a conversas e discussões.
À medida que a adolescência se desenha no horizonte, Callum enfrenta o fardo da vida além da paternidade, vislumbrando o mundo através dos olhos da filha. Duas décadas depois, as recordações afetuosas de Sophie sobre aquelas férias tornam-se um retrato poderoso e comovente de seu relacionamento com o pai.
Nessa jornada, ela tenta reconciliar a imagem do pai que conheceu naqueles dias com o homem que ele se tornou, explorando a complexidade e a evolução desse vínculo ao longo do tempo.
Estrelado pelo premiado com o BAFTA Paul Mescal (“Normal People”) e com Frankie Corio em seu primeiro papel no cinema, o longa britânico acumulou diversos prémios, incluindo o Prémio National Board of Review 2022 de Melhor Estreia na realização.
Além disso, conquistou o título de Melhor Filme Britânico Independente no British Independent Film Awards 2022 e o prémio Gotham de Diretor(a)-Revelação, entre outros reconhecimentos na categoria de Melhor Estreia na Realização, Realizador Estreante ou Filme de Estreia.
Um ponto relevante na trajetória da produção foi a indicação de Paul Mescal na categoria de Melhor Ator nos Óscares de 2023, juntamente com sua participação em quatro categorias no BAFTA e cinco no Independent Spirit Awards.
Em solo brasileiro, durante a última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme foi agraciado com o Troféu Bandeira Paulista.
“Aftersun” segue disponível na MUBI.