Iniciaram-se as gravações do último filme do realizador italiano Nanni Moretti, “Tre piani” (“Três Pisos”), que será uma adaptação do romance homónimo do escritor israelense Eshkol Nevo.
A longa-metragem será filmada (durante 16 semanas) num prédio datado do início do século XX, no bairro de Prati, em Roma, e conta a história de três famílias que vivem em três apartamentos do mesmo bloco, todos de classe média, e as suas histórias são divididas em três capítulos diferentes. O argumento é escrito pelo próprio Moretti.
No primeiro andar está um jovem casal que luta contra a terrível suspeita do seu vizinho idoso ter abusado da sua filha, no segundo andar, uma mãe de dois filhos, cujo marido está sempre ausente em trabalho, luta contra a solidão e a loucura. Já no terceiro terceiro andar, uma juíza aposentada e viúva, relembra o seu passado com o marido, enquanto ouve uma mensagens de voz passadas. Segundo Nani Moretti o filme “mantém o espírito do livro, mas com algumas mudanças substanciais”, acrescento que as histórias do filme “entrelaçam-se mais do que no romance”.
O elenco do filme será composto por Riccardo Scamarcio, Margherita Buy, Alba Rohrwacher, Adriano Giannini, Elena Lietti, Nanni Moretti, Denise Tantucci, Alessandro Sperduti, Anna Bonaiuto, Paolo Graziosi, Tommaso Ragno e Stefano Dionisi.
Este é o primeiro projecto adaptado por parte do cineasta italiano, que produziu e realizou filmes como “Habemus Papam-Temos Papa” (2011), “O Quarto Filho” (2001), e o documentário “Santiago, Italia” (2018) – vencedor do Prémio Nastro d’Argento.
O filme será chegará às salas de cinema em 2020.