Nau - Festival de Cinema e Fotografia da Língua Ibérica 2014_1

Realiza-se no próximo fim-de-semana (31 de maio e 1 de junho) a terceira edição do NAU – Festival de Cinema e Fotografia da Língua Ibérica, organizado pela D.A.S. Desenvolvimento Artes Associação, na Biblioteca Almeida Garret, no Porto. O NAU tem como missão a “promoção de novos valores jovens, dentro dos campos do cinema e fotografia, que, como connosco, partilham o gosto pela riqueza da língua portuguesa.”. Segundo a organização do festival, esta edição surge com uma nova imagem, que dá continuidade ao mesmo formato, mas com maiores e melhores conteúdos. “O festival Nau abre agora as portas a novas oportunidades. Para além de alargarmos a língua portuguesa para língua ibérica, como mote do nosso festival, iremos também alargar as áreas artísticas. Continuando com o concurso de cinema e fotografia, vamos também ter música e teatro como parte integrante do conteúdo do festival.”.

A 3ª edição abre assim este sábado com o maestro e realizador António Vitorino de Almeida, que irá apresentar, em antestreia no Porto, o seu filme “O Tempo das Bruxas”, que conta com o próprio no elenco e com Sara Maria Vaz, Miguel Leite, Dinis Ribeiro, Luís de Matos e Isolina Peixoto. A secção competitiva terá a participação de um júri qualificado – Júlio Magalhães (jornalista e director de televisão), Roberto Merino (encenador de teatro e professor), Maria Inês Castanheira (escritora e produtora de eventos culturais), Sério Fernandes (Realizador e professor) e Nuno Vidal (Programador cultural). Os prémios que o júri irá atribuir dividem-se pelas seguintes categorias: Prémio Nau (categoria vídeo e fotografia), Prémio Jovem (categoria vídeo e fotografia), Prémio Cinema (categoria vídeo), Prémio Fotografia (categoria fotografia) e Menções Honrosas (categoria vídeo e fotografia). Além dos prémios atribuídos pelo Júri, o público do festival pode premirar o filme/série fotografíca com melhor média de votação entre todos os concorrentes da competição.

Também no sábado, às 17h30 irá decorrer as “Conversas à volta de um festival”, este ano com o tema “Teatro e cinema, duas linguagens diferentes?”. Vão juntar-se à conversa, sobre esta reflexão entre cinema e teatro, o maestro e realizador António Vitorino de Almeida, ator e encenador Júlio Cardoso, ator e encenador Gonçalo Amorim e com o professor universitário e documentarista Jorge Campos.

“Assim como partimos, séculos atrás, para a descoberta e união, levando apenas o português e castelhano como modo de expressão e conhecimento, o desafio é descobrir, hoje e mais uma vez, a arte e o mundo através da nossa língua.”

 

Programa

Dia 31 de Maio

15h30 – Exibição do filme “O Tempo das Bruxas” de António Vitorino de Almeida (Maestro e Realizador), com a presença do mesmo

17h30 – NAU Conferências – “Teatro e cinema, duas linguagens diferentes?” com Júlio Cardoso (Encenador e actor), António Vitorino de Almeida (Maestro e Realizador), Gonçalo Amorim (ator e encenador) e Jorge Campos (professor e documentarista)

21h30 – Abertura e sessão de competição de cinema 1 (as curtas metragens têm um total de 82 minutos)

  • “Chico malha” de Guilherme Gomes e Miguel Reis
  • “O melhor amigo” de Allan Deberton
  • “O homem que remava o barco” de Bruno Rosa
  • “Tudo vai sem dizer” de Rui Esperança
  • “A luz da terra antiga” de Luis Oliveira Santos

 

Dia 1 de Junho

10h – Sessão Nau dos Pequeninos

11h – Sessão Nau dos Pequeninos

12h – Sessão Nau dos Pequeninos

14h – Sessão Nau dos Pequeninos

15h – Sessão Nau dos Pequeninos

16h – Sessão Nau dos Pequeninos

18h – Sessão de competição de cinema 2 (as curtas metragens têm um total de 81 minutos)

  • “About pigs” de Carlos Silva
  • “O conflito” de Diogo Pereira
  • “Para Ti” de Susana Bessa
  • “Suasuna” de Luís Costa
  • “50 pesos argentinos” de Bernardo Cabral
  • “Porque tu respiras” de Pedro Almeida
  • “A Prometida”

21h30 – Sessão de competição de cinema 3 e cerimónia de encerramento (as curtas metragens têm um total de 70 minutos)

  • “Não são favas são Feijocas” de Tânia Dinis
  • “Noite” de Flávio Pires
  • “Período Especial” de Helena Canhoto
  • “Para lá do balcão” de Artur Caiano
  • “O casal” de André Pereira

Nau - Festival de Cinema e Fotografia da Língua Ibérica 2014_poster

Fonte: Nau Festival