NAU 2015_1

A organização do Nau – Festival de Cinema e Artes de Expressão Ibérica divulgou o seu programa para a quarta edição, que se realizará de 17 a 19 de julho no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto. A entrada é livre.

O mote é a Língua Ibérica, mas essencialmente as linguagens Ibéricas, entendida de forma geral como o modo de expressão e vivência das culturas cuja língua mãe são o Português e o Castelhano. O objetivo é o entendimento e criação do fundo comum inerente a todos estes povos, e evidenciá-lo como um ponto de partida para as artes.

O participante é livre de expressar, através da sua arte, o que considera os pontos mais fortes e mais fracos da temática, assim como definir ele mesmo o conceito, desde que o justifique de forma apropriada.

De uma forma geral, o Nau será 
dedicado à celebração da língua e cultura do português e castelhano como forma de expressão artística. O festival conta com o seguinte Júri: Tiago Afonso (realizador), Luís Mestre (encenador, dramaturgo
, ator), Helena de Medeiros (artista plástica e costume Designer), Jorge Palinhos (dramaturgo e encenador) e Tiago Alves (apresentador de televisão).

A edição deste ano conta com 38 filmes em competição, oriundos de 8 países, e a sessão de abertura está marcada para o dia 17 de julho, às 21h30 com uma Dança Flamengo/Sevilhanas, com Charlotte Bispo e Nancy Fonseca, coreografada por Catarina Ferreira.

 

Programação:

17 de julho

21h30 – Abertura: Dança Flamengo/Sevilhanas com Charlotte Bispo e Nancy Fonseca. Coreografia de Catarina Ferreira

22h – Discurso de Abertura

22h15 – 1ª Sessão de competição (71 min)

18 de julho

16h30 – 2ª Sessão de competição (94 min)

18h – Conferência: Conversas à volta do Festival “Haja Luz” (No ano internacional da Luz instituido pela unesco, Iremos conversar sobre a fonte da vida nas Artes. Nesta conversa irá intervir: Vanessa Ribereiro Rodrigues (Jornalista/Escritora), Francisco Varela (Arquitecto/Fotógrafo), Zé Nuno Sampaio (Design de Luz))

21h30 – 3ª Sessão de competição (78 min)

19 de julho

16h30 – 4ª Sessão de competição (97 min)

18h30 – 5ª Sessão de competição (85 min)

21h30 – Entrega dos prémios e visionamento do filme vencedor Nau 2015

22h15 – Encerramento: Fados (com Samuel Cabral (Guitarra Portuguesa), Paulo Faria (Guitarra Portuguesa) – Vozes: António Campos, Eduardo Pinto, Susana Pinto)

NAU 2015_2

Fonte: Nau Festival