Cuties-Netflix-2020-3

Netflix pede desculpa por cartaz do filme “Cuties”

A Netflix fez um comunicado a pedir desculpa por ter criado um cartaz para o filme francês “Cuties” (2020) que muitos internautas consideraram que sexualizava meninas menores de idade.

O marketing utilizado para o lançamento deste filme, que conta a história de Amy (Fathia Youssouf), uma menina emigrante de nacionalidade senegalesa, com 11 anos, que entra para um grupo de dança na escola que frequenta, causou uma enorme contestação na internet por a imagem sexualizar as suas jovens protagonistas. Chegou a criar-se até uma petição para a remoção do filme da plataforma de streaming, tendo alcançado as 85 mil assinaturas.

No comunicado publicado na conta do Twitter da Netflix, esta refere que pede “Lamentamos profundamente pela arte inadequada que usamos para ‘Cuties’. Foi errado, e a arte não representava corretamente o conteúdo deste filme francês que estreou em Sundance. Agora, atualizamos as fotos e a descrição..

A descrição agora diz: “Amy, de onze anos, começa a rebelar-se contra as tradições conservadoras de sua família quando fica fascinada com uma turma de dança de espírito livre.”

Um filme coming-of-age, escrito e realizado pela cineasta francesa Maïmouna Doucouré, que teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance, no qual obteve o Prêmio de Direção Dramática Mundial de Cinema.

O escritor Caz Armstrong disse que a Netflix “traiu” a realizadora ao comercializar o filme originalmente com uma imagem sexualizada das suas personagens pré-adolescentes. “Quando o marketing da Netflix lança um cartaz sexualmente provocativo, eles estão deliberadamente aproveitar o aspecto mais controverso do filme de uma forma inadequada”, escreve Armstrong. “Eles estão a fazer exatamente o que o próprio filme coloca sob o microscópio, explorando raparigas sexualmente sem a necessidade de uma discussão madura. É clickbait.”

“Por favor, não boicotem um filme importante”, acrescentou Armstrong, “especialmente de uma cineasta negra, baseado num marketing impreciso e inflamado sobre o qual ela não tinha controlo”.

Estreado em França a 19 de agosto, “Cuties” estreia na Netflix a 9 de setembro.

 

Cuties-Netflix-2020-1
Cartaz original do filme “Cuties”.
Cuties-Netflix-2020-2
Cartaz criado pela Netflix para promover o filme.