25 de Abril

Nitrato Filmes apresenta Ciclo Glauber Rocha

ciclo-glauber-rocha-2023 ciclo-glauber-rocha-2023

A partir de 16 de fevereiro, a Nitrato Filmes vai apresentar uma retrospectiva do cineasta Glauber Rocha (1938-1981), um dos nomes mais proeminentes do Cinema Novo brasileiro, constituída por seis filmes em cópias restauradas.

O Ciclo Glauber Rocha – “Uma Câmara na Mão e Uma Ideia na Cabeça”, é composto por: “Barravento” (1962), a sua primeira longa; “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), que estreou no último Festival de Cannes num primoroso restauro em 4K; “Terra em Transe” (1967); “António das Mortes” (1969); “O Leão de Sete Cabeças” (1970); e “A Idade da Terra” (1980), que Antonioni descreveu como “uma lição de cinema moderno”.

“Muita confusão se criou em torno da máxima glauberiana – “uma câmara na mão e uma ideia na cabeça” – como se houvesse aí implicada a ideia de elementar improviso, pouca atenção ao trabalho de preparação dos filmes. Tomá-la à letra, de forma redutora, é esquecer a enorme auto-exigência e o angustiado trabalho de criação de um cineasta realizador de obra complexa, onde “ideia” envolve um rico processo de reflexão e de ensaio nos caminhos da expressão, e “câmara na mão” significa abraçar uma nova estética de construção de recursos e faz, de um problema, um motivo de criação.” – Ismail Xavier.

O ciclo estará em exibição no Cinema Medeia Nimas (Lisboa) de 17 de fevereiro a 14 de março e no Cinema Trindade (Porto) a partir de 16 de fevereiro.

Skip to content