A segunda edição da Noite do Cinema Europeu realiza-se de 2 a 6 de dezembro, em simultâneo em 27 países e 54 cidades da União Europeia (UE), prevendo-se que conte com a participação de mais de 14 500 pessoas. Em Portugal, as projeções terão lugar no cinema Trindade, no Porto, e no cinema Ideal, em Lisboa.

A Noite do Cinema Europeu é um evento que celebra o melhor do cinema europeu e oferece projeções gratuitas, no dia 2 e 6 de dezembro, em salas de cinema de toda a UE. O evento é organizado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Europa Criativa MEDIA e da rede Europa Cinemas, que é a primeira rede de salas de cinema centrada nos filmes europeus. A Noite do Cinema Europeu é uma iniciativa que tem o objetivo de ligar os cineastas europeus, os cinemas locais e os cinéfilos de toda a Europa.

Mariya Gabriel, comissária búlgara responsável pela Economia e Sociedade Digitais, referiu: “O cinema é uma parte essencial da riqueza e diversidade da nossa cultura europeia e contribui para reforçar os laços entre as pessoas que partilham a paixão pelos filmes. (…) A Noite do Cinema Europeu não é apenas uma iniciativa para prestar homenagem aos nossos artistas e à sua criatividade; é também um exemplo de como a UE pode aproximar o cinema independente dos europeus.”

No dia 2 de dezembro, às 21h30, no Cinema Ideal, em Lisboa, será exibido o filme francês “Clara e Claire”, de Safi Nebbou, com Juliette Binoche, filme que teve a sua estreia mundial na Selecção Oficial do Festival de Berlim e que estreará em Portugal a 26 de dezembro.

No dia 5 de dezembro, às 18h45, no Cinema Trindade, no Porto, será exibido o filme da Islândia “Echo”, de Rúnar Rúnarsson, que esteve seleccionado no Festival de Locarno 2019. Recorrendo a mais de 50 vinhetas, “Echo” evoca a atmosfera e as emoções que se vivem na Islândia, entre o Natal e o Ano Novo. Existe um parto, uma quinta que arde, uma filha que se junta à nova família do seu pai para a quadra festiva e latas de lixo a serem apanhadas das ruas de Reiquejavique. Um mosaico de pequenas histórias e episódios que constituem um retrato da sociedade moderna.

O programa apresenta mais de 40 filmes europeus lançados no ano passado e apoiados pelo programa MEDIA, incluindo “Les Misérables”, “The Truth”, “The Portrait of a Lady on Fire” e “Il Traditore”. Após cada projeção, os espectadores terão a oportunidade de conhecer realizadores, produtores e críticos para debater o filme. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para o panorama audiovisual europeu.

Desde 1991, a Comissão Europeia tem contribuído para desenvolver o setor audiovisual europeu, contribuindo para a sua competitividade e para a diversidade cultural na Europa, através do programa MEDIA. Uma das ações mais importantes neste contexto consiste em prestar apoio financeiro à distribuição de filmes europeus fora do país em que são produzidos. Com a ajuda do programa MEDIA, são anualmente disponibilizados ao público de outros países europeus, em média, mais de 400 filmes.

Fonte: Comissão Europeia