As grandes distribuidoras procuram novas formas de trazer o público ás salas de cinema desde que a televisão foi inventada, portanto não é difícil de observar que, esta procura aliada à crescente tecnologia acaba por trazer algumas coisas curiosas. Salas 4DX são salas de cinema que procuram envolver o espectador o mais possível no filme, usando desde cadeiras vibratórias até efeitos especiais como correntes de ar, água, chuva e mesmo cheiros.

A primeira vez que esta tecnologia apareceu pela primeira vez no circuito comercial foi na Coreia do Sul, em 2009, aquando da estreia de “A Viagem ao centro da Terra”. Desde esse momento, este tipo de salas se foi alastrando por mais de trinta países e filmes como “Transformers”, “The Hobbit: Desolation of Smaug”, “Avatar” ou mesmo “Frozen”. Agora chegou a vez de Portugal e duas destas salas serão abertas ainda durante o primeiro semestre do ano, uma em Lisboa e outra no Porto.

Segundo a administração da empresa: “Depois de termos lançado a experiência IMAX em 2013, a tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira. Não podíamos estar mais felizes! Vamos proporcionar cinema ainda mais imersivo e dar outra dimensão à exibição de cinema”.

Atualmente há mais de 180 salas de cinema 4DX em 37 países, pelo que Portugal entra assim numa nova rota cinematográfica. Em parceria com os produtores de Hollywood mais reconhecidos, o formato 4DX desperta os 5 sentidos de forma incomparável, tornando-se a experiência de cinema absoluta.

Resta-nos agora esperar para ver se a tecnologia irá chegar para ficar e quais os filmes escolhidos para estrear esta nova etapa do cinema em Portugal.