O estúdio Ghibli é o maior estúdio de animação japonesa e o principal adversário da Disney e da Pixar. O estúdio, que foi fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, o mestre da animação japonesa, já conta com 20 filmes produzidos e quase todos eles revolucionaram de alguma forma o mundo da animação e a história do cinema. O estúdio comemorou 25 anos em 2010 e continua a escrever histórias que encantam gerações de todo o mundo.

 

“Kari-gurashi no Arietti”

Depois de “Ponyo” (2008), realizado por Miyazaki, o estúdio levou dois anos para preparar o seu novo filme, “Kari-gurashi no Arietti”, que estreou no Japão em 2010. Hiromasa Yonebayashi estreia-se na realização, depois de vários anos a trabalhar no estúdio no departamento de animação. Miyazaki adaptou o livro “The Borrowers”, da escritora Mary Norton, que conta a história de uma família minúscula que vive por baixo do soalho da casa de uma família humana. O filme vai estrear nos EUA em Fevereiro de 2012. Portugal continua sem data de estreia. O filme faz lembrar um filme de animação antigo, “A Polegarzinha” (1994), que apesar de serem histórias diferentes, tem algumas semelhanças.

 

Kokuriko-Zaka Kara”

O estúdio prepara agora outro filme, “Kokuriko-Zaka Kara”, realizado pelo filho de Miyazaki, Goro Miyazaki. Este é a segunda longa-metragem de Goro, depois de se ter estreado como realizador com o filme “Tales From Earthsea” (2006). O filme é uma adaptação da manga de Chizuru Takahashi e Tetsuro Sayama, e narra a história de uma rapariga chamada Komatsuzaki, que vive numa cidade portuária nos anos 60 e é obrigada a tornar-se mais responsável, depois do  desaparecimento do pai. O argumento centra-se no amadurecimento da rapariga, lembrando muito a história de “A Viagem de Chihiro”.

 

“Porco Rosso 2”

Há ainda a sequela de “Porco Rosso” (1992), que o estúdio anunciou em 2010. Tal como no primeiro, “Porco Rosso 2” será realizado por Miyazaki. A acção vai passar-se durante a Guerra Civil Espanhola e voltará a ter como protagonista o piloto italiano que foi transformado num porco em “Porco Rosso”. A estreia está prevista para 2012 no Japão.