Acossado-Godard-4k-3

“O Acossado”, de Jean-Luc Godard, comemora 60 anos com versão restaurada em 4K

Em comemoração do 60.º aniversário do filme, “O Acossado” (1960), a primeira longa-metragem do cineasta Jean-Luc Godard, o StudioCanal restaurou a versão original em 4K para assinalar o seu aniversário.

Estreado apenas em abril de 1970 em Portugal, “O Acossado” é considerado um marco na história do cinema, pela sua inovação que estabeleceu Godard como um dos principais membros do movimento da Nova Vaga Francesa, que criou juntamente com, François Truffaut, Alain Resnais, Jacques Rivette, Claude Chabrol e Eric Rohmer.

Baseado numa história de François Truffaut e com direção de fotografia de Raoul Coutard, este é um filme que influenciou para sempre o cinema, reinventou a gramática do cinema, quebrando regras e criando técnicas mais económicas e criativas que ainda hoje são usadas.

Protagonizado por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, duas estrelas do cinema francês, a versão em 4K de “O Acossado” vai ser lançada no Reino Unido em DVD, Blu-ray e em versão digital a 9 de novembro.

O crítico Roger Ebert, no seu ensaio Great Movies, escreveu o seguinte: “Os filmes modernos começam aqui, com ‘O Acossado’ de Jean-Luc Godard em 1960. Nenhum filme de estreia desde ‘O Mundo a Seus Pés’ em 1942 foi tão influente (…) o que é mais revolucionário sobre o filme é o seu ritmo impetuoso, o seu distanciamento frio, a sua rejeição de autoridade e a maneira como os seus jovens heróis narcisistas estão obcecados consigo mesmos e alheios à sociedade em geral.”

O StudioCanal tem vindo a lançar em 2020 vários versões restauradas em 4K de filmes como “O Homem Elefante” (1980), “Instinto Fatal” (1992), “Desafio Total” (1990), “Flash Gordon” (1980) e “Serpico” (1973).