“O Artista” abre 12ª Festa do Cinema Francês

Que melhor maneira de inaugurar a 12ª Festa do Cinema Francês, do que com “O Artista” de Michel Hazanavicius, um filme a preto e branco e mudo! Algo raro nos dias de hoje. O filme passa-se em Hollywood 1927. George Valentin (Jean Dujardin) é uma estrela do cinema mudo. A chegada dos filmes sonoros compromete a sua carreira e vai fazê-lo cair no esquecimento. Mas é ainda enquanto actor famoso, que se cruza com Peppy Miller (Bérénice Béjo), uma jovem figurante, para quem só o céu parece ser o limite. Esteve em Cannes 2011, nomeado para a Palma de Ouro, mas só venceu o Prémio de Melhor Ator (Jean Dujardin). Este ator francês é conhecido pelas suas interpretações em “Lucky Luke” (2009) e “Agente 117″ (2006). O restante elenco é composto por Berenice Bejo, Malcolm McDowell, John Goodman, Missi Pyle, James Cromwell e Penelope Ann Miller.

 

É possível assistir à antestreia de “O Artista” em Lisboa, às 21h00, no Cinema São Jorge, Sala 1, com as presenças de Ludovic Bource, autor da música e Jérôme Lateur, produtor executivo da música do filme. Para além deste haverá um curto filme que vai abrir a Festa do Cinema Francês, “Le Voyage dans la lune” de Georges Méliès, em cópia restaurada e com banda sonora do grupo francês “Air”.

 

12ª Festa do Cinema Francês começa hoje, 6 de outubro, e decorrerá até 8 de novembro, em seis cidades nacionais, Lisboa 6-16 OUT (Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Institut français du Portugal), Almada 12-16 OUT (Fórum Romeu Correia), Porto 19-23 OUT (Fundação de Serralves e Cinema Passos Manuel), Guimarães 19-23 OUT (Centro Cultural Vila Flor), Faro 22-30 OUT (Teatro Municipal de Faro) e Coimbra 2-8 NOV (Teatro Académico de Gil Vicente).

 

Para ver a programação completa clique aqui. / Site Oficial